Uma tarefa importantíssima que toma bastante tempo no dia a dia dos escritórios de advocacia: acompanhar o andamento processual. Esta é uma tarefa burocrática e necessária para orientar o trabalho do advogado.
Muitas vezes, os clientes entram em contato com o escritório do seu advogado para saber o andamento processual, pois não conseguem entender os termos jurídicos. E cada consulta toma um tempo considerável dos colaboradores e advogados, para acessar o site dos tribunais e prestar as informações.
Esta tarefa pode ser simplificada e automatizada, você sabia? Leia este post e saiba mais!
Andamento processual descomplicado
A análise do andamento processual e envio da informação atualizada ao cliente são atividades importantes que impactam no cumprimento de prazos e na credibilidade do escritório. Por isso, é preciso encontrar a melhor maneira de realizar o monitoramento do andamento processual – e muitos já sabem qual é ela: automatização.
O andamento processual feito de forma simplificada é, em geral, atrelado aos softwares jurídicos e outras tecnologias. Atualmente, o mercado oferece diversos sistemas que fazem esta captura. Um deles é o software jurídico Lawyer Eleven, da Alkasoft, que realiza a captura automática dos andamentos processuais.
No entanto, mesmo com a funcionalidade, muitos advogados ainda desconfiam desse tipo de recurso. Isso porque as fontes (tribunais e diários oficiais) não colaboram para que a captura aconteça de forma fluida.
Entenda porque você pode confiar na captura de processos do Lawyer Eleven. Descubra, a seguir, como obter o andamento processual de forma automática, confiável e mais simplificada.
Como funciona a captura automática do andamento processual
O software que faz a captura automática de andamento processual importa os andamentos dos sites dos Tribunais de cada estado, Tribunais Superiores e dos órgãos administrativos. Assim, esses dados são inseridos dentro do software jurídico, como o Lawyer Eleven da Alkasoft, por exemplo. Logo, o escritório de advocacia passa a receber todos os dados e informações sobre o andamento de um processo de forma automática.
Para receber as informações, basta cadastrar o número do processo. Os dados do andamento processual de seu interesse são enviados, periodicamente, para o advogado, que não precisa consultá-lo nos sites dos tribunais.
Assim que recebe a movimentação processual, o profissional identifica a situação do processo e realiza a atividade ou diligência necessária, como elaborar um recurso ou solicitar o levantamento de alvará, atendendo ao prazo de forma mais ágil.
Por ser uma funcionalidade muito prática, que aumenta a produtividade das equipes, é bastante procurada por quem escolhe um software jurídico. No entanto, sua complexidade traz alguns descontentamentos que devem ser compreendidos.
Para entendê-los, é preciso compreender a tecnologia que viabiliza a captura automática do andamento processual.
O papel dos robôs na captura do andamento processual
Os robôs realizam boa parte das rotinas de consulta processual automatizada. Eles são criados para lidar com um grande volume de dados, responsáveis por capturar o conteúdo dos sites e convertê-lo em informações para o software jurídico.
Dados como identificação do processo, partes e andamento processual são extraídos pelos robôs, que se conectam ao site, fazem a varredura e filtram atualizações nos processos. Eles fazem isso tudo em segundos. Teoricamente, tudo seria perfeito, se não fosse a infraestrutura de TI dos tribunais.
A infraestrutura de TI do tribunal
Imagine que um escritório de advocacia demande 1.000 requisições ao tribunal em uma semana. Sabendo da demanda, o tribunal cria sua infraestrutura computacional para atendê-la. No entanto, com o trabalho dos robôs, a requisição de 1.000 conexões ocorre em poucas horas, e é impossível dar conta.
Agora, multiplique esse número por processos de escritórios de todo o país. A situação se agrava. O resultado é simples: sites indisponíveis ou lentos. Por um lado, profissionais querem seus processos atualizados diariamente, por outro, os tribunais não possuem infraestrutura computacional para atender à demanda.
Soma-se a isto os mecanismos de proteção da fonte original.
Como isso acontece, na prática?
Os tribunais, para evitar o uso excessivo do sistema por robôs de softwares, implementaram o uso do captcha (Completely Automates Public Turing Test to tell Computers and Humans Apart). A funcionalidade é um teste para separar humanos de máquinas, impedindo o acesso automatizado de robôs a informações. Com essa limitação, os robôs passam a ter acesso restrito.
E aí nasce a insatisfação dos advogados com as ferramentas de captura automática de andamento processual. No entanto, tribunais e empresas de softwares jurídicos estão trabalhando juntos para driblar essa dificuldade. A ideia é criar uma interface de integração que automatiza a captura de andamentos e dispensa a consulta de toda a base de processos de um escritório.
Em outras palavras, ao invés de inviabilizar o funcionamento das ferramentas, otimizam seu uso, pois vão operar com a plataforma em pleno funcionamento.
Como adotar uma ferramenta com captura automática de andamento processual
Após compreender o processo de captura automática dos softwares junto aos tribunais, é preciso escolher uma boa ferramenta para realizar o trabalho. O Lawyer Eleven, software da Alkasoft, é um sistema completo.
Qual a abrangência da captura automática de andamento processual?
Podemos separá-la em dois grandes grupos:
- Órgãos da Justiça: Justiça federal, TRTs, TREs, TJs, Ministério Público de alguns estados, TRFs, Tribunais Superiores, incluindo CNJ, CNJT, Conselho da Justiça Federal, Conselho do Ministério Público, TCU, Diário Oficial da União, Diários do Poder Executivo de alguns estados, e Tribunal de Contas de alguns estados.
- Publicações relativas a alguns estados: Defensoria Pública, Diários Oficiais dos Municípios e dos Estados, dentre outros.
Resolvido o desafio dos robôs dentro dos sites dos tribunais, é certo que a captura automática de andamento processual trará enormes benefícios para os escritórios de advocacia.
O software jurídico Lawyer Eleven possui a pasta processual, que gerencia pastas de processos, recursos e incidentes, permite a visualização rápida dos prazos e progresso das atividades de seu negócio e a consulta aos detalhes de cada ação.
O sistema também permitirá que seus clientes acompanhem seus processos de forma mais ágil e eficiente através da Área do Cliente, a mais nova funcionalidade do Lawyer Eleven. Além disso, em um só software jurídico você terá acesso à agenda, controle de prazos, pastas processuais, relatórios, financeiro, com segurança de dados e praticidade.
Quer conhecer o Software Jurídico Lawyer Eleven? Converse com um de nossos consultores, solicite um orçamento e conheça todas as funcionalidades que podem mudar de vez, para melhor, a rotina do seu escritório de advocacia.