Quem não deseja ter uma captação de clientes na advocacia eficiente? Todos os advogados possuem este desejo em comum, pois é o que traz sustentabilidade para o negócio.
Para isso, é fundamental ter processos e objetivos definidos, acompanhamento métricas e KPIs para aprimorar os resultados. Praticar a Advocacia 5.0 também auxilia na atração. Veja como fazer uma boa captação de clientes na advocacia.
Como fazer a captação de clientes na advocacia?
Desde o primeiro contato com um cliente potencial até o chamado pós-venda, é preciso atuar de forma estratégica. O planejamento é fundamental na captação de clientes na advocacia. E o que envolve isso? Somente marketing jurídico?
Certamente não. O marketing jurídico é uma boa maneira de atrair e qualificar potenciais clientes, mas é só uma etapa. É preciso estruturar um modelo comercial pra advogado completo. Isso envolve também uma conversão do chamado lead em cliente.
Observando isso, veja a seguir algumas práticas para fazer a captação de clientes na advocacia!
1. Tenha boas estratégias de marketing jurídico
O marketing é um conjunto de pensados para atrair potenciais clientes. Dentre as várias ações possíveis, estão a prospecção mais ativa (outbound) e o marketing de conteúdo. Quando falamos em marketing jurídico, esta última é muito eficiente.
Basicamente, é conteúdo conteúdo relevante para o seu perfil de cliente ideal, seja no blog do escritório ou nas redes sociais. Com esses conteúdos (textos, infográficos, vídeos, webinars etc.), você reforça autoridade na área e atrai potenciais clientes.
É importante também ter uma identidade visual atraente, porque ela também ajuda a construir autoridade.
2. Invista no relacionamento com o potencial cliente
Dentro do marketing jurídico digital, existem práticas que levam o lead a alguma ação. Em muitos casos, ele quer baixar um e-book sobre um tema de seu interesse e, para isso, aceita seus dados pessoais. Essas informações são fundamentais para você investir no relacionamento.
Desde o primeiro momento, você deve registrar os dados para conhecer o potencial do cliente melhor. Para tanto, conte com um bom software jurídico e obedeça à LGPD para fazer um uso legal das informações.
E, claro, se uma pessoa interessar em seguir se relacionar, invista nisso! Estabeleça uma rotina de resposta a e-mails e mensagens pelo WhatsApp Business. Retorne às ligações e também se deseja e interessado. Isso facilita bastante na captação de clientes na advocacia.
3. Faça networking
Saindo do ambiente virtual e das ligações, a captação de clientes na advocacia também depende de networking. Sua rede de contatos é muito importante para as indicações e parcerias. Em um mercado tão competitivo como esse, é melhor juntamento, certo?
Para tanto, participe de seminários, congressos, simpósios e confraternizações do seu segmento. Você ganha visibilidade, reafirma negócios com parceiros e divulgação de seus serviços.
4. Treine a sua equipe
Uma rotina muito corrida, como a advocacia, demanda uma organização mais precisa. A equipe do escritório deve estar toda alinhada para que cada um exerça suas atribuições com excelência. Se o assunto é captação de clientes na advocacia, seus profissionais de atendimento ao cliente devem estar muito bem treinados.
O que é um atendimento de excelência? Quais são as atitudes importantes para que isso aconteça? Diante de um feedback negativo, como se deve atuar? Esse alinhamento interno é fundamental para garantir a satisfação e, consequentemente, a conversão de um cliente potencial.
5. Conte com um bom software jurídico
Para organizar toda a atividade da advocacia e reunir os dados dos leads em um único lugar, o software jurídico é essencial. Com esse sistema, é possível ter um modelo comercial pra advogado que realmente funcione. Afinal, ele não só auxilia ou gestor alinhar uma equipe, mas também facilita a reflexão dos potenciais clientes até que se tornem clientes.
Na prática, o software é um grande aliado do atendimento. Ele é conhecido pela gestão de processos, mas na verdade vai muito além. Ou seja, armazena dados, facilita sua consulta e integra informações importantes. Assim, você terá sempre em mãos o que precisa para conquistar novos clientes.
A captação de clientes na advocacia depende de uma boa estratégia de marketing e de um modelo comercial pra advogados. O relacionamento com o potencial cliente também é fundamental e é otimizado com um software jurídico eficiente.
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