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O desafio de gestão de marcas é constante em empresas de todos os escopos. O caminho para que uma marca prospere e consiga se diferenciar no segmento da melhor forma conta com muitos percalços. Questões de manutenção e registro de marca podem ser incontroláveis sem uma solução especializada. Nesse cenário competitivo, o que podemos aprender com cases de marcas que dominam e sabem atingir seu público?

Cases de marcas podem ter muito a ensinar, estimulando outros empreendedores a terem insights e inspiração para inovações em seu negócio. 

Por isso, confira, a seguir, algumas lições de grandes players do mercado sobre como sua marca pode se destacar e ser ainda mais bem-sucedida. Acompanhe.

1. Apple: o design ideal entre os cases de marcas

Da embalagem de seus produtos com o lento deslize da abertura da caixa até suas lojas, a Apple inspira exclusividade. Dominando o mercado de tecnologia, a empresa tem um posicionamento consistente e, entre os cases de marcas apresentados, há um grande foco na elegância e no design.

Por ser altamente inovadora, a marca inspira não apenas seus clientes, mas todo o seu mercado. É possível notar a influência do posicionamento da marca Apple em toda a concorrência, seja na forma de priorizar design ou gerar experiências exclusivas, tornando a marca desejada, reconhecida e totalmente diferenciada.

2. Starbucks: a experiência do cliente nos cases de marcas

Como case de marca, a Starbucks concentra-se na experiência do consumidor. Esse posicionamento pode ser notado na escolha de filiais próximas às estações dos metrôs de Nova York, por exemplo.

Outra ação clássica que é rapidamente associada à marca são os nomes dos clientes, escritos no copo durante o atendimento – um detalhe entre vários que demonstra a preocupação da marca em humanizar e personalizar a experiência de seu público.

3. Amazon, um case de marca de liberdade de compra do cliente

A forma como a gestão de marca da Amazon é feita é sempre pensada na experiência de compra do cliente acima de tudo. Como uma das mais importantes empresas de e-commerce, a marca posiciona-se não somente para encantar o cliente, como também para colocá-lo como voz ativa da marca.

Além de entrega ágil e preços baixos, a Amazon oferece liberdade para que o consumidor demonstre sua opinião sobre o produto. Em consequência disso, a marca passou também a ser associada a seu sistema de recomendações, algoritmo utilizado e inspirado em diversas outras marcas de e-commerce. 

A partir de inovações como essas, a marca consegue apresentar grande compatibilidade em suas sugestões para os clientes, que têm uma experiência mais customizada e assertiva em seu processo de compra.

4. McDonald’s e a adaptação entre os cases de marcas do segmento

A famosa empresa de fast food tem por trás de seus icônicos arcos dourados uma estratégia que se baseia em segmentar, experimentar, adaptar-se e inovar. Presente no mundo todo, a marca busca entender as preferências de consumo de cada região.

Isso é refletido em seu menu e até mesmo em modificações na fachada. Na Europa, por exemplo, a marca exibe as cores verde e amarelo, alinhando-se à preocupação de sustentabilidade de seu público a fim de demonstrar valores compartilhados com seus clientes.

5. Dove e seu case de marca sobre beleza natural

A campanha Real Beleza foi um importante ponto na trajetória da Dove e em sua forma de se comunicar com seu público, diferenciando-se muito da linha adotada pelas concorrentes na época. 

Com uma mensagem de valorização da beleza natural da mulher e um apelo à emoção, a Dove é reconhecida entre os cases de marcas de beleza por ter estabelecido essa conexão mais próxima e humanizada com seu público.

Existem outros cases de marcas que inspiram o seu negócio? Compartilhe sua opinião nos comentários e até a próxima.

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