Registrar marca: quais são as principais dificuldades nesse processo?

Blog

Apesar de todo rigor necessário durante o trâmite para registrar uma marca no Brasil, todos os profissionais que lidam diariamente com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sabem como a burocracia também pode atrapalhar esse processo.

Para conseguir registrar uma marca no País, algumas medidas são exigidas e muitos documentos são solicitados. Além disso, é necessário fazer o pagamento de taxas e o acompanhamento do processo ao longo do tempo, o que faz com que o prazo médio de conclusão de um pedido de registro varie entre 2 e 4 anos.

Mas por que registrar marca é um processo tão burocrático?

O principal entrave no andamento dos processos para uma empresa registrar sua marca é a quantidade de empresas em espera na fila. De acordo com o Boletim Mensal de Propriedade Industrial, divulgado pela Assessoria de Assuntos Econômicos da Diretoria Executiva do INPI em outubro de 2018, os depósitos acumulados de marcas no período de outubro de 2017 até setembro de 2018 totalizaram 201.246, o que corresponde a um aumento de 12,6% sobre o período anterior – quando esse número era de 178.688.

Ainda segundo o documento do INPI, esse indicador de depósitos acumulados de pedidos de marcas apresenta alta desde novembro de 2015, “puxada pelas marcas de produtos e, principalmente, pelas marcas de serviços – em conjunto estes dois tipos de marcas correspondem a 99% dos depósitos”.

Apenas no período entre janeiro e setembro de 2018, foram depositados 152.400 pedidos de marcas no Brasil. Fazem parte desse número 90.996 marcas de serviços (59,7% do total), 59.866 marcas de produtos (39,3%), 1.200 marcas coletivas (0,8%) e 338 marcas de certificação (0,2%). Durante esse período, conforme o relatório do INPI, depositantes de 107 países solicitaram proteção para as suas marcas.

O órgão recebe demandas dos mais variados tipos de registros diariamente, ligados a registros não só de marca, mas também de franquias, desenhos industriais, softwares, entre outros. Por isso, é necessário um trabalho técnico, o qual envolve análises específicas e que precisam ser bem feitas.

Porém, a contratação de novos profissionais é baixa e não atende às demandas: abrem-se cerca de 100 vagas por concurso a cada dois anos, em média. Além disso, às vezes as contratações não são para todas as áreas e não é possível realocar alguém de marcas para trabalhar com patentes, por exemplo.

Ou seja, a procura que o INPI recebe sobre os mais variados tipos de registros e análises não corresponde à quantidade de profissionais atuantes. Fora esse problema, é importante considerar que o próprio processo de registro de marca é algo bastante complexo.

Como é possível otimizar o processo para registrar marca?

Apesar de o processo de registrar marca exigir cuidado e meticulosidade em suas análises, muitos trâmites demoram ainda mais por causa de erros cometidos no encaminhamento dos pedidos ou durante o acompanhamento dos processos.

Por causa disso, o acompanhamento constante do processo de registro de marca é fundamental para que você não perca nenhuma publicação ou prazo – lembrando que essas são variáveis fundamentais para quem busca a maior agilidade possível no registro de marcas.

Para oferecer um atendimento ao cliente diferenciado, também é importante estar atento às palavras-chaves referentes à marca monitorada. Com isso, o seu escritório vai conseguir evitar que surjam colidências.

Para atingir esse objetivo, a tecnologia pode atuar como uma excelente ferramenta para que o seu escritório consiga agilizar todas as etapas de registro de marca. Softwares especializados como o Siga Sua Marca contam com algoritmos que comparam todas as marcas e apontam as colidências entre elas.

Isso torna o processo de monitoramento e de mapeamento de marcas mais simples e prático. Caso surja algum avanço, o responsável recebe uma notificação por e-mail ou por SMS.

Comercializado pela Alkasoft, o Siga Sua Marca foi criado para otimizar as demandas de um escritório especializado no registro de marcas. A nossa solução ajuda a organizar os processos e a garantir a excelência no atendimento, refletindo na produtividade e na melhoria da qualidade do trabalho.

Confira o que a melhor solução do mercado em registrar marca com agilidade e qualidade, o Siga Sua Marca, é capaz de oferecer:

1. Realizar pesquisas por palavras-chaves:

Essa funcionalidade é utilizada para detectar pedidos de registros de marcas colidentes com as que estão sendo mapeadas pelo seu escritório. A pesquisa de palavras-chaves é feita em uma base de dados com mais de 2 milhões de cadastros e diversas opções de filtros avançados.

2. Monitoramento de processos:

Através do sistema da Alkasoft é possível verificar todas as publicações registradas na RPI de marcas. Quando algum avanço ocorre, o usuário é notificado por SMS ou por e-mail.

3. Monitoramento da marca após a conclusão do processo:

Com essa funcionalidade do Siga Sua Marca é possível identificar possíveis casos de plágio da marca que foi registrada pelo seu escritório.

O software Siga Sua Marca foi desenvolvido com tecnologia de ponta e inovadora, visando facilitar o processo de registro de marcas por meio da análise de relatórios de colidências. Para saber mais, solicite uma demonstração gratuita e confira, na prática, todas as funcionalidades do sistema comercializado pela Alkasoft.

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Registre sua Patente
Registre sua Patente
4 anos atrás

Somos um time de experts dedicados à defesa da propriedade industrial e intelectual há mais de 20 anos. Com profissionais altamente qualificados em assessoria jurídica, administrativa e empresarial, nos dedicamos ao oferecer o melhor atendimento na área de Propriedade Intelectual.

Parabéns pelo conteúdo, bastante didático.