Como registrar uma marca com mais agilidade utilizando a tecnologia

Como registrar uma marca com maior agilidade é uma das questões mais frequentes em escritórios de advocacia que trabalham diretamente com esse serviço. Para que uma marca seja registrada no Brasil, leva-se até 4 anos entre processos burocráticos que envolvem muitos trâmites, documentos e necessidade de acompanhamento frequente das atualizações sobre o pedido.

Ao trabalhar com um grande volume de casos, fazer o controle manual é muito mais caro para o escritório, além de ineficaz e suscetível ao erro. Fora isso, esse controle manual pode resultar em uma demora ainda maior para a conclusão dos procedimentos legais. Assim, para que uma empresa especializada consiga registrar e acompanhar o processo de registro de marca com agilidade, a implantação de tecnologia nesse processo será fundamental. Com um software especializado, por exemplo, você diminui esforços, aumenta a qualidade do trabalho e simplifica o registro de uma marca.

Como registrar uma marca facilmente com a ajuda da tecnologia

As novas tecnologias estão sendo utilizadas por todos os setores e segmentos da economia como aliadas para o aumento da produtividade e da eficiência das empresas. No caso dos escritórios de registro de marcas, isso não é diferente.

Para os escritórios que buscam maneiras de registrar uma marca com mais agilidade e eficiência, a tecnologia funciona como uma ferramenta muito eficaz. Entre outros benefícios, podemos destacar três facilidades trazidas pela tecnologia para esses processos:

1. Ao dar entrada no processo

Sempre que um escritório especializado inicia um processo de registro de marca, é recomendado que ele pesquise se já não está em andamento algum outro caso semelhante. Afinal, não convém entrar com um processo de registro de marca se ela não está mais disponível, não é mesmo?

Essa pesquisa não é obrigatória, mas é recomendada e está disponível no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o órgão oficial de registro de marcas no Brasil. Todavia, fazer essa pesquisa manualmente, especialmente com um grande volume de processos de registro em andamento, pode consumir muito tempo e recursos e até mostrar-se inviável para um escritório que deseja crescer.

Para ajudar nesse processo, foram criados softwares especializados que possuem essa função automatizada. Utilizando uma grande base de dados, filtros avançados de pesquisa e outros recursos, esses softwares são capazes de agilizar essa etapa.

2. Na fase de acompanhamento do processo

Depois de dar entrada no processo de registro de uma marca, o escritório especializado nesses processos precisa monitorar frequentemente os avanços publicados na RPI (Revista de Propriedade Industrial) referentes ao registro que está em andamento.

Esse acompanhamento é muito importante também para que o escritório não perca nenhum prazo e, caso isso aconteça, acabe atrasando o processo de registro da marca. Fazer o acompanhamento de diversos processos de forma manual é complicado, exige muito tempo e pode resultar em erros ou na perda de prazos.

Com a ajuda da tecnologia, essa etapa de monitoramento pode ser automatizada. Dessa forma, o seu escritório passa a ser notificado, por SMS ou por e-mail quando algum avanço no processo de registro de marcas for publicado na RPI.

3. Monitoramento constante

Após concluir o processo de registro de uma marca, muitos clientes optam por ter uma assessoria jurídica que garanta a segurança desse registro. Ao oferecer o serviço de monitoramento da marca dos seus clientes, o seu escritório diferencia-se dos concorrentes e pode ganhar mercado por causa desse diferencial.

Um software especializado no registro de marcas é capaz de rastrear palavras-chaves a fim de encontrar pedidos e registros de marcas colidentes com aquelas que estão sendo monitoradas. Quando alguma semelhança for detectada, as pessoas cadastradas recebem uma notificação automática, por e-mail ou por SMS, avisando da ocorrência. Assim, as medidas cabíveis podem ser tomadas a tempo e com agilidade.

A tecnologia pode acelerar – e muito – o processo de registro de uma marca. Além de trazer mais rapidez, softwares especializados garantem um atendimento melhor, o que poderá dar maior visibilidade para o trabalho do seu escritório.

Pensando em tudo isso, a Alkasoft desenvolveu a solução Siga Sua Marca, um software que garante todos esses recursos e funcionalidades. Para conhecer nossa tecnologia, desenvolvida para tornar mais fácil o registro de uma marca, solicite uma demonstração gratuita do Siga Sua Marca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber outros conteúdos como esse?
Cadastre-se para receber as nossas atualizações!