Registro de marca: os principais desafios para esse tipo de processo no Brasil

Os processos para registro de marca no Brasil enfrentam muitos trâmites e a consequência inevitável disso é que esses processos costumam ser lentos. Diariamente, entram na fila, procurando por um registro de marca, diversas empresas. Esse aumento diário do volume de processos que precisam ser avaliados pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) torna o registro de marca um desafio para o País.

De acordo com uma reportagem do portal G1, o Brasil fechou o ano de 2016 com 422 mil marcas aguardando análise de registro pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) – volume que tem se mantido constante, com pouca redução, nos últimos anos. Quem trabalha diretamente com o registro de marca conhece bem o desafio de se dedicar a um processo longo e detalhista como esse. Por isso, é muito importante investir em opções que dinamizam e facilitam esse trabalho, automatizando processos e minimizando erros.

Como o meu escritório pode ganhar tempo no processo de registro de marca?

Depois de entrar com um processo de registro de marca, o seu escritório precisa fazer o acompanhamento do caso de forma constante. Algo fundamental para o êxito de um processo de registro de marca é que você não perca nenhum avanço ou prazo.

A demora na localização de uma atualização no processo de registro de marca pode fazer com que você perca agilidade nesse processo. Além disso, nas etapas seguintes do atendimento ao seu cliente, será importante acompanhar as palavras-chaves relacionadas à marca mapeada para averiguar se não surgiu alguma colidência.

Para agilizar todas as etapas de registro de marca, a tecnologia aparece como uma ferramenta fundamental. Um software especificamente desenvolvido para gerenciar essas atividades serve como um excelente instrumento para enfrentar mais facilmente os principais desafios desse processo.

Esses sistemas contam com algoritmos que comparam todas as marcas e apontam as colidências entre elas. Isso torna o processo mais simples e prático, facilitando o monitoramento e o mapeamento da marca e o responsável recebendo uma notificação, por e-mail ou por SMS, quando ocorrer alguma eventualidade.

Pensando em oferecer uma solução completa nesse sentido, a Alkasoft desenvolveu o software Siga Sua Marca. Com ele, todo o processo de registro de marca se torna automatizado. A solução da Alkasoft é capaz de:

  1. Realizar pesquisas por palavras-chaves: essa funcionalidade é utilizada para detectar pedidos de registros de marcas colidentes com as que estão sendo mapeadas pelo seu escritório.
  2. Monitorar também os processos, verificando todas as publicações registradas na RPI de marcas. Quando algum avanço ocorre, o usuário é notificado por SMS ou por e-mail.
  3. Monitorar a marca depois que o processo foi concluído – assim é possível identificar possíveis casos de plágio.
  4. Pesquisar palavras-chaves em uma base de dados com mais de 2 milhões de cadastros e diversas opções de filtros avançados.

O software Siga Sua Marca foi desenvolvido com tecnologia de ponta e inovadora, com o objetivo de facilitar o processo de registro de marcas por meio da análise de relatórios de colidências. Para saber mais, solicite uma demonstração gratuita e confira, na prática, todas as funcionalidades do nosso sistema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *