Internalizar o conceito de uma marca forte, consistente e reconhecida pode não ser uma realidade tangível em algumas empresas. Em determinados mercados, priorizar uma estratégia de marca e aproveitar seus benefícios de forma estratégica pode não ser a norma. Considerando esse cenário, então, como identificar se sua marca é forte de verdade?
Uma marca pode ter percepções distintas provenientes de seus funcionários, concorrentes, fornecedores e clientes. Não se trata apenas de estética e material gráfico da empresa. Todos os fatores que fazem com que a marca esteja exposta, direta ou indiretamente, contribuem para seu potencial de impacto e força.
Em outras palavras, uma marca é orgânica, e é forte quando gerenciada de forma inteligente. Mas você e sua empresa sabem como identificar isso? É possível estabelecer parâmetros concretos que mostrem que sua marca é forte?
No artigo de hoje, abordaremos mais sobre como saber se sua marca é forte. Acompanhe a seguir e compreenda mais sobre esse tema estratégico para qualquer negócio.
Fatores que mostram que a marca é forte
Os fatores que podem fazer com que uma marca seja forte são variados. Uma marca pode ganhar força, por exemplo, por ser única no mercado. Ou por ter em seu DNA uma filosofia sólida e aderente aos valores de seu público de interesse. Ou, ainda, por desenvolver um relacionamento com sua audiência de modo tão único que nenhuma outra marca de produto ou serviço semelhante consiga replicar.
Se notarmos os grandes players do mercado, veremos que suas marcas apresentam um grande valor e reúnem uma combinação de todas essas características. A Coca-Cola mostra que sua marca é forte pela força e identidade única que a destaca no mercado. A Amazon tem por trás de sua marca uma busca pela perfeição e agilidade no atendimento como nenhuma outra.
Os exemplos das grandes empresas não são os únicos a serem seguidos. Sua marca pode ser forte analisando como esses fatores funcionam em conjunto no mercado para, depois, se destacar das demais. No entanto, para isso, é necessário primeiro saber identificar se sua marca está no caminho ideal.
A marca é forte quando é reconhecida
Fazer com que o público de interesse se familiarize com sua marca de forma imediata é um grande objetivo a ser buscado. Em uma prateleira de supermercado, por exemplo, a marca forte é aquela que se destaca das outras e atrai a atenção do consumidor de modo mais rápido e efetivo. E isso é resultado de uma gestão de marca criteriosa.
O que fará com que a marca seja reconhecida pelo seu público pode ser algo arrojado, único e inovador. Ou, ainda, pode ser algo simples e minimalista. Ter um bom monitoramento do mercado e do desempenho de sua marca é essencial para saber o que irá impactar no pensamento do consumidor em relação à marca e o que esse consumidor mais valoriza e busca em uma marca de seu segmento.
A marca é forte quando é consistente
Quando dizemos que a marca é forte, está subentendido que seu impacto não é diluído pela forma que se apresenta. E isso vale para todos os canais e fatores de branding que precisam ser alinhados. Um site de uma marca com o logo desatualizado, por exemplo, pode causar estranheza e insegurança por parte do consumidor.
Vivemos em um mundo com alta demanda por escolhas. Quando uma marca é gerenciada de forma consistente, ela desenvolve uma base sólida. Base essa que facilita o processo decisório na mente do cliente e favorece que estratégias futuras de marketing e gerenciamento da marca sejam colocadas em prática de modo muito mais produtivo e eficiente.
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