O processo de registro de marca é a base para que a segurança de seu uso seja garantida. Empresas têm, em sua gestão de marca, questões importantes a serem tratadas em relação à sua aplicação. Isso envolve, além de alinhamento a ações de marketing e publicidade, sistemas ágeis e confiáveis.
Existem burocracias a serem enfrentadas durante o registro de marca. Dentre documentações, acompanhamentos e demais idas e voltas, o processo, realizado manualmente, demanda bastante tempo. No Brasil, registrar sua marca pode levar até 4 anos, o que, muitas vezes, faz novos empreendimentos perderem seu timing e as organizações boas oportunidades de mercado.
Felizmente, a tecnologia está a favor das empresas que desejam obter uma marca registrada. Além do registro, existe uma solução para que sua gestão possa acompanhar tudo de perto: o Siga Sua Marca. A seguir, compreenda como esse software pode auxiliar seu processo de registro de marca.
Agilização do processo de pesquisa
Antes mesmo de iniciar o processo de registro de marca, é aconselhável pesquisar os registros já em andamento. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mantém em seu site oficial todos esses registros – no entanto, é uma busca que, manualmente, pode consumir bastante tempo.
Para facilitar essa questão, a solução Siga Sua Marca dispõe de uma base de dados com mais de 2 milhões de marcas cadastradas. Dessa forma, a partir de filtros inteligentes e automatizados, é possível realizar essa pesquisa de modo ágil e preciso. Ou seja, o Siga Sua Marca facilita o processo desde sua entrada.
Monitoramento do seu registro de marca
Softwares para facilitar o registro de marca têm, entre suas funções, evitar redundâncias. Ou seja, detectar pedidos que possam entrar em conflito com o registro realizado. Dados são publicados semanalmente na RPI (Revista de Propriedade Intelectual), no site do INPI. Soluções, como o Siga Sua Marca, podem poupar horas de análise no monitoramento e na pesquisa de dados.
Ainda, o Siga Sua Marca permite automatização no processo de monitoramento de seu registro de marca. Assim, sempre que houver uma coincidência ou um registro relevante na RPI, sua empresa será notificada. Com uma solução integrada, essa notificação pode ser configurada para SMS ou e-mail, garantindo o cumprimento dos prazos.
Rastreamento de palavras-chave relevantes
Pedidos e registros de marcas podem ser colidentes com a marca que sua empresa gerencia. Para auxiliar nessa gestão, o Siga Sua Marca monitora palavras-chave a partir de qualquer termo. Essa funcionalidade é útil para quando outras marcas surgirem com parte do nome semelhante ao seu registro.
Outra utilidade no rastreamento de palavras-chave está em manter um alerta para marcas que ainda não foram publicadas no RPI. Dessa forma, o processo de registro de marca se torna rápido e a tomada de decisão pode ser realizada com maior rapidez.
Continuidade no processo de geração de leads
O processo de registro de marca é apenas parte operacional da gestão de sua empresa. É importante que se tenha eficiência nas ações que agregam valor para a marca e engajam seu público em potencial.
Com o Siga Sua Marca, é possível ter acesso a uma área de pesquisa gratuita. Por meio de um cadastro, empresas ou pessoas interessadas nesse processo podem ser atraídas, gerando leads para sua estratégia.
O software Siga Sua Marca conta com recursos e funcionalidades que permitem que o processo de registro de marca seja simples, eficiente e ágil – assim, você não perderá o timing de suas ações.
Ficou interessado? Então, solicite uma demonstração gratuita do Siga Sua Marca e comprove seus resultados na prática!