Processos de Cartório

Redundâncias, falta de padronização, retrabalhos, baixa produtividade e engajamento, clientes insatisfeitos, dificuldade de controle de desempenho – esses são apenas alguns dos problemas comuns quando os processos do cartório não estão claros. 

Os processos integram o tripé de sucesso das empresas altamente competitivas, formado, além deles, pelas pessoas e pelas tecnologias. Por isso, ter processos claros, bem desenhados e de resultados mensuráveis é uma das chaves para otimizar todos os seus recursos, melhorar a performance do negócio e conquistar a satisfação dos clientes. 

Se em sua serventia isso não ocorre, confira as dicas que apresentaremos a seguir para reverter o quadro. Acompanhe.

5 dicas para processos do cartório mais claros 

Há diversas ações que podem ser tomadas a fim de tornar os processos de sua serventia mais claros para você e sua equipe. Entre elas, podemos destacar:

1. Saiba qual é o objetivo de cada processo 

Processo refere-se a um conjunto de tarefas sequenciadas e executadas com uma finalidade. No entanto, por vezes, ocorre de se adotar certos procedimentos sem compreender o seu porquê, apenas se executa ele “porque sempre foi assim”. 

Com isso, é possível que a serventia esteja operando com produtividade reduzida e ocorram problemas com a satisfação do cliente.

Portanto, para os processos do cartório serem claros e eficientes, é preciso estabelecer, compreender e compartilhar com a equipe qual é o objetivo, o resultado esperado ou a entrega de valor pretendida ao se realizar tal procedimento na serventia.

2. Crie um mapeamento dos processos do cartório

Além do objetivo do processo, é importante que todos compreendam qual é o seu sequenciamento lógico ideal, de modo que fique claro como sua execução deve ser feita do início ao fim. 

Por vezes, o funcionário sabe apenas que deve fazer determinado registro, mas não compreende que essa tarefa faz parte de um processo macro fundamental para a rotina da empresa. Portanto, é importante mapear e documentar tudo isso e proporcionar treinamento para sua equipe a fim de que ela também desenvolva uma visão mais sistêmica e tenha suas dúvidas sanadas.

3. Padronize processos

Pode ocorrer de, por falta de uma orientação mais clara ou mesmo por preferência, o mesmo processo ser executado de formas muito diferentes por cada funcionário, tornando a entrega imprevisível e podendo comprometer a experiência do cliente da serventia.

Para evitar isso, a padronização é o melhor caminho. Ela assegura que tudo seja feito do modo determinado (isso é, que irá ser mais rápido, seguro, eficiente e menos oneroso), proporcionando a repetibilidade dos resultados e sua previsibilidade. 

4. Crie um diagrama causal dos processos do cartório

Esse tipo de diagrama permite que se visualize claramente a relação entre causas e efeitos. Ele pode ser aplicado para que sua equipe compreenda melhor como executar determinada tarefa de tal maneira leva a determinado resultado.

Assim, consegue-se ter também uma compreensão do processo por seus indicadores de desempenho, e a relação entre o trabalho que se executa e o resultado obtido no negócio fica mais evidente. 

5. Utilize um sistema para ajudar a tornar os processos mais claros e controláveis

A tecnologia é uma grande aliada dos processos bem desenhados, padronizados, mensuráveis e eficientes. Portanto, faça uso desse recurso para ajudar a tornar os processos do cartório mais claros e para potencializar a produtividade de sua equipe.

Há no mercado soluções como o Alkaflow, da Alkasoft, para controle de atividades e fluxo de trabalho. Com ele, você poderá criar fluxos claros, fazer a distribuição de tarefas levando em conta tais processos, de modo a eliminar redundâncias e gargalos e tornar seus processos mais transparentes e mensuráveis, por meio de relatórios de desempenho. 

E então, pronto para tornar os processos do cartório mais claros e custo-eficientes? Quer saber mais sobre o Alkaflow? Solicite já uma demonstração gratuita e veja como a tecnologia pode ajudá-lo nesse desafio!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.