gestao-dos-processos-juridicos

Os softwares jurídicos estão se tornando cada vez mais presentes na rotina dos profissionais de Direito. Essa procura busca dinamizar e automatizar atividades rotineiras de bancas e departamentos jurídicos, além de auxiliar na gestão dos processos jurídicos. Assim, essa tecnologia é uma grande aliada na hora de administrar as ações judiciais.

Nós estamos trabalhando na área jurídica de um país que aparece em 30º lugar como o judiciário mais lento entre 133 países, segundo o Banco Mundial. Neste cenário, torna-se cada vez mais inaceitável protelar e/ou perder as sentenças por falta de organização e agilidade. Mas temos uma boa notícia: esses problemas são resolvidos com a implantação de um software jurídico. 

Pensando em facilitar a rotina dos negócios jurídicos, a Alkasoft valoriza a opinião dos seus clientes para criar versões cada vez mais práticas e completas de seu software jurídico Lawyer e de suas funcionalidades.

Saiba mais sobre como o software jurídico pode ajudar com a gestão dos processos jurídicos e como o Lawyer funciona para esta abordagem.

Como um software jurídico fornece um plano geral de gestão dos processos jurídicos

Os softwares jurídicos são comumente relacionados a funções administrativas e financeiras de escritórios e departamentos jurídicos. Quando ainda não estávamos inseridos na Transformação Digital, a ferramenta tinha como principal função exatamente essa organização.

No entanto, estamos em uma era digital, em que a troca de informações é rápida. Diariamente, lidamos com um enorme volume de informações processuais. A organização não basta, motivo pelo qual as legaltechs aprimoraram seus softwares.

Além das tarefas administrativas (relacionamento com o cliente, gestão de pessoas, delegação de atividades, gestão financeira etc.), eles realizam a gestão dos processos jurídicos. Isso inclui captura de andamento processual, controle de prazos, compartilhamento de agenda e muito mais.

A seguir, conheça como o Lawyer atua na gestão das ações judiciais.

O Lawyer e a gestão dos processos jurídicos

Por meio do Lawyer, gestores de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos podem acompanhar, de forma facilitada, todas as etapas das suas ações judiciais. 

A ferramenta oferece funcionalidades capazes de otimizar a gestão dos processos jurídicos. Por exemplo: você pode conferir os prazos de cada um dos seus processos, mas também distribuir tarefas sobre cada ação aos advogados envolvidos nos casos.

Com o Lawyer, é possível conferir todas as suas informações a partir de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet. Essa gestão de ações judiciais facilitada só é possível com o software jurídico da Alkasoft porque todos os dados ficam disponíveis na nuvem. Dessa forma, eles podem ser acessados de qualquer lugar, bastando a utilização de uma senha de acesso.

De acordo com o Gerente Executivo da Alkasoft, Fernando Maurilio Bento, cada etapa da sua ação judicial poderá ser programada, acompanhada e resolvida com o software Lawyer. Ele aponta 3 etapas da gestão dos processos jurídicos: prognóstico, previsão de receita e etapas planejadas.

1. Prognóstico

A primeira etapa da gestão dos processos jurídicos no Lawyer é o Prognóstico. Com essa função, é possível gerar relatórios utilizando as ações judiciais passadas do seu escritório. Com isso, segundo Bento, os advogados conseguem ter acesso a cada ação perdida e avaliar os erros que foram cometidos.

Essa função possibilita uma reflexão sobre o padrão de trabalho dos advogados e garante a oportunidade de comparar os acertos e as falhas. Isso gera para o seu escritório uma eficiência e uma competitividade maior, porque aprimora alguns pontos da gestão das ações judiciais.

Com esses dados, o software jurídico gera informações que possibilitam elencar quais ações judiciais têm mais chances de ganho, o que pode resultar em uma melhor gestão do tempo dos advogados do seu escritório. 

Afinal, com os dados disponibilizados através dos relatórios do Lawyer, os seus advogados podem focar os seus esforços em ações mais complexas e otimizar o seu tempo. Isso também contribui diretamente para a tomada de decisão.

2. Previsão de receita

Quando o gestor do escritório de advocacia ou do departamento jurídico consegue ter uma noção de quais ações judiciais terão resultado positivo, ele consegue também prever os ganhos que a organização poderá ter com cada uma de suas ações judiciais. 

Dessa forma, o setor financeiro pode ser controlado e traçar metas a partir de projeções mais certeiras.

3. Planejamento de etapas

Todas essas possibilidades do software jurídico Lawyer não teriam sentido se o seu escritório perdesse algum prazo das suas ações judiciais. Pensando nisso, a Alkasoft desenvolveu o módulo Agenda.

Com essa funcionalidade, você consegue ter o controle de todos os prazos, datas e pessoas envolvidas em cada etapa de cada uma das suas ações judiciais. Quando uma audiência está agendada, o software encaminha e-mails de alerta para todos os profissionais e clientes envolvidos para que nenhum prazo seja perdido.

A partir da automatização dos prazos e das informações das ações judiciais, os compromissos de cada ação são determinados pelas atualizações do processo. Essas atualizações também ficam disponíveis no software e vão, aos poucos, formando um relatório. Ao final do processo, esse relatório continuará disponível para acesso e consulta.

Resumindo as etapas da gestão dos processos jurídicos, temos:

  1. Prognóstico: geração de relatórios sobre ações passadas para avaliar o padrão de trabalho dos profissionais e aprimorá-los, bem como para elencar as melhores chances de êxito;
  2. Previsão de receita: ao saber potenciais ações judiciais com resultado favorável, é possível estimar a receita;
  3. Planejamento de etapas: confere a possibilidade de controlar todos os prazos relativos às ações judiciais.

Utilizando esse conjunto de funcionalidades do software jurídico Lawyer, o seu escritório ou departamento jurídico conseguirá controlar cada detalhe das suas ações judiciais, ganhando tempo e agilidade e conquistando a confiança dos seus clientes. Sua gestão dos processos jurídicos, sem dúvidas, será bem mais eficiente.

Gostou deste conteúdo? Então veja outros textos de interesse do meio jurídico no nosso blog, confira materiais gratuitos disponíveis em nosso site e aproveite para acessar uma demonstração gratuita do nosso sistema.

webinar-tendencias-do-mercado-juridico
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.