No competitivo mercado jurídico, o sucesso vai além da mera atuação jurídica. Buscar clientes é uma tarefa a ser trabalhada no cotidiano e nem sempre é tão simples. Nesse sentido, é muito útil contar com indicações. Agora, como conseguir que outras pessoas recomendem o seu escritório de advocacia? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!
O que diz a OAB sobre Captação de Clientes?
O marketing jurídico é permitido e traz possibilidades ótimas de captação de clientes quando bem feito. Só é necessário ter atenção especial ao que é autorizado pela OAB.
Por exemplo, comunicações informativas devem ser preponderantes, em vez de preferir um enfoque de convencimento ou até mesmo apelativo. Com o tom ideal em divulgações, elas não apenas podem ser feitas, como também contam com bom potencial para auxiliar a captar clientes na advocacia.
Quem vai indicar clientes para o seu escritório de advocacia?
As indicações podem vir de várias fontes. A primeira, que costuma ser bastante lembrada, é a recomendação por parte de clientes e ex-clientes satisfeitos. Isso não ocorre à toa, já que esse público é um excelente promotor para qualquer escritório de advocacia. Essas pessoas podem comentar a respeito do seu serviço para amigos ou familiares que necessitem de assistência jurídica.
No entanto, essa não é a única possibilidade. Se a sua banca é especializada em áreas específicas do Direito, estabelecer relacionamentos sólidos com profissionais do Direito que atuam em segmentos diferentes eventualmente rende indicações valiosas. Advogados, juízes e outros membros da comunidade jurídica muitas vezes vão encaminhar casos para os quais você seja adequado.
Outra alternativa é buscar parcerias com empresas que trabalham com o mesmo público-alvo pode ser frutífero. Por exemplo, um escritório que prioriza casos de Direito de Família pode colaborar com consultores financeiros pessoais.
Lembre-se também de que encaminhar clientes para outras bancas, quando apropriado, ajuda a criar boas relações profissionais e aumenta as chances de futuras indicações de volta para você.
Como conseguir clientes por meio de indicações?
A obtenção de indicações não é uma mera consequência de ganhar processos. No entanto, há algumas ações que podem potencializar as chances de que essa recomendação aconteça. É necessário trabalhar para construir reputação, investir em networking e priorizar a experiência do cliente no dia a dia do seu relacionamento com ele.
Vamos detalhar esses processos a seguir:
Construa sua reputação e credibilidade
A confiança e a credibilidade são fundamentais na advocacia. Para alcançar esse objetivo, ao entrar em contato com um cliente, vale a pena investir em uma comunicação transparente e acessível. Mantenha a pessoa informada sobre o andamento do caso dela e esteja disponível para responder a perguntas e preocupações.
Vale mencionar que o uso de bons softwares jurídicos agiliza esse diálogo, já que isso permite o compartilhamento de dados de maneira rápida, simples e eficaz.
Até mesmo antes do primeiro contato com possíveis clientes é interessante focar na construção dessa imagem. Então, considere a possibilidade de contratar uma assessoria de comunicação para ajudar a sua banca a aparecer em reportagens relacionadas ao mundo jurídico. Isso aumenta a sua visibilidade e tem potencial para atrair novos clientes.
Manter perfis ativos em redes sociais e publicar regularmente em um blog com conteúdo autoral e relevante também é uma maneira de destacar seu escritório e a posicionar você como uma autoridade em sua área de atuação.
Crie networking na comunidade jurídica
Desenvolver uma sólida rede de contatos na comunidade jurídica é fundamental para obter indicações de clientes.
Para aprimorar conexões profissionais, participar de eventos do setor ou organizá-los é uma alternativa. No entanto, concentre-se em construir relacionamentos profundos com algumas pessoas-chave. Isso significa investir tempo e esforço em conhecer esses colegas em um nível mais pessoal e entender suas necessidades e áreas de atuação. Relacionamentos sólidos tendem a resultar em indicações mais confiáveis.
Além disso, esteja disponível para compartilhar seu conhecimento e experiência com outros profissionais. Oferecer-se para dar palestras ou workshops é uma excelente maneira de mostrar sua expertise e criar reconhecimento entre seus pares.
Considere ainda colaborar com outros profissionais do Direito em casos complexos que exijam uma equipe multidisciplinar. Isso não apenas amplia sua rede de contatos, mas também permite que você trabalhe lado a lado com outros talentos, o que tende a levar a indicações mútuas no futuro.
A construção de uma rede profissional sólida leva tempo e esforço, mas é um investimento valioso.
Priorize a experiência do cliente
Focar na experiência do cliente é essencial para a fidelização dele e, por consequência, para a obtenção de novas oportunidades de negócios.
Um passo bastante importante nesse sentido é contar com disposição para escutar desde o primeiro contato do cliente, mesmo antes da contratação. Entender necessidades e preocupações é fundamental para construir um relacionamento sólido.
Depois disso, atue para manter o relacionamento. Após o término de um caso, siga em contato com o cliente. Envie atualizações ocasionais sobre mudanças na lei que possam afetá-los ou convide para eventos relacionados ao escritório. Isso mantém a banca na mente deles para futuras referências.
Lembre-se, no entanto, de sempre cumprir as regulamentações éticas da OAB ao promover seus serviços e prospectar clientes.
Com as estratégias certas e um foco constante na excelência, você estará no caminho certo para conseguir mais indicações e expandir com sucesso seu escritório de advocacia.
Para outras dicas relacionadas a conquistar e fidelizar clientes, vale a pena conferir nosso material Guia do atendimento ao cliente para advogados.