inovar na advocacia

Inovação, tecnologia e advocacia

Ter ideias inovadoras para escritório de advocacia é fundamental para o crescimento do negócio. Elas envolvem ferramentas tecnológicas, mas principalmente comportamentos inovadores. Para entender melhor a inovação, tenha em mente que a ideia principal é modificar antigas práticas e comportamentos viciados. É fazer diferente.

Com novas estratégias, ferramentas, e com mudança de pensamento, inovar na advocacia é possível. E isso é muito importante para atingir a objetivos que levam seu negócio a se diferenciar da concorrência.

Mas um ponto de destaque é o fator humano. De nada adianta ter inovações tecnológicas na advocacia se você não inova na maneira de utilizá-las. Ter um ótimo software jurídico e um escritório digital é bom. Mas melhor ainda é ter pessoas capacitadas para utilizar as ferramentas em sua máxima capacidade.

O chatbot, por si só, não pode fazer muita coisa, mas aliada a uma estratégia humanizada de atendimento ao cliente pode ajudar na fidelização.

Por isso, quando se fala de ideias inovadoras para escritório de advocacia, pense sempre no duo “fator humano (com pensamento inovador) + ferramentas tecnológicas”.

Inovar na advocacia

Para inovar na advocacia e conseguir um lugar de destaque no mercado, é preciso começar pela mudança no modelo mental.

Pense fora da caixa e mude o modelo mental

Seu atual comportamento o trouxe até aqui, um lugar que você já conhece. Se você deseja inovar na advocacia e modificar práticas antigas, deve pensar diferente e deixar para trás o atual modelo mental.

Esse modelo é o que guia todo o escritório e seus profissionais, a forma de trabalho e os objetivos. Se você ainda não tem seu negócio focado no cliente, a inovação no modelo mental passa por isso. Conheça seu público-alvo, suas dores e como seu escritório pode resolver os problemas de maneira eficiente e satisfatória.

Pense fora da caixa para encontrar diferentes formas de solucionar esses problemas.

E, claro, faça com que todos no escritório estejam sintonizados a este modelo mental focado no cliente. Todos devem priorizar ações e inovações tecnológicas na advocacia para cumprir a este objetivo. Assim, será possível entregar valor ao cliente durante todo o processo de trabalho.

Ao sintonizar o modelo mental às ações práticas, pense nas ferramentas que viabilizam essa entrega. Considere a relação entre metas, produtividade e crescimento do negócio, bem como as estratégias que podem acelerar esse desenvolvimento.

O software jurídico é uma ferramenta completa que otimiza a relação com o cliente, ao mesmo tempo em que automatiza muitas tarefas nos processos internos. Dessa forma, os profissionais podem se dedicar a atividades estratégicas que cumpram esse novo modelo mental.

Mapeie suas atividades para potencializá-las

Outra forma de inovar na advocacia é ter controle sobre as atividades internas. Em qualquer processo de trabalho, existem práticas nocivas e gargalos que prejudicam o fluxo. Quando se faz o mapeamento das tarefas, você consegue ter uma visão global do que pode ser automatizado pelas suas ferramentas.

Com a rotina organizada, você terá mais tempo para oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes.

Esse mapeamento também é muito importante para excluir as práticas desnecessárias e potencializar aquelas que trazem mais resultados. Além disso, será capaz de encontrar as lacunas nos processos internos, o que te trará mais possibilidade de atuação em prol da produtividade.

Por fim, esse mapeamento será um processo contínuo, em busca do aprimoramento constante. E isso é fundamental para inovar na advocacia, porque o comportamento de melhoria contínua é, por si só, inovador.

Teste

A partir do momento em que você implementa ideias inovadoras para escritório de advocacia, entra em um caminho sem volta. Por isso, sempre estará pensando em uma etapa para potencializar ou corrigir. Isso fará com que você esteja sempre testando novas maneiras de resolver problemas do escritório e dos clientes.

Um teste imprescindível para quem deseja inovar na advocacia é colher feedbacks com clientes. Assim, poderá continuar no seu ciclo de melhoria contínua e colocar o escritório no rumo do crescimento.

Inovar na advocacia tem mais a ver com um comportamento inovador do que com as ferramentas tecnológicas em si. No entanto, elas podem ser utilizadas para potencializar os resultados, principalmente aquelas que automatizam tarefas e dão mais tempo aos profissionais.

Veja 4 ferramentas que ajudarão você a montar seu escritório digital!

escritorio-digital
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.