Já pensou em ter mais organização, análise e facilidade na resolução de problemas a partir da análise de dados? Essa é a proposta do Legal Analytics. Você precisará de um especialista de dados jurídicos (BI) para ter mais sucesso, mas antes deve entender sobre essa tecnologia!
Conheça mais sobre Legal Analytics e veja como ela se relaciona com Business Intelligence advocacia, data driven e jurimetria!
O que é Legal Analytics?
Legal Analytics é aplicar Business Intelligence (BI) na advocacia, ou seja, é uma tecnologia de análise jurídica baseada em inteligência artificial. Analytics é um modelo movido à análises.
A função do Legal Analytics é fazer a classificação e a análise de grandes quantidades de dados. Leis, documentos, decisões judiciais, informações de gestão de internet, tudo isso são dados. Ao utilizar essa tecnologia, o usuário consegue ver padrões significativos e tendências.
Assim, municia gestores e profissionais com insights para tomada de decisões mais assertivas.
Em outras palavras, com a análise jurídica, é possível desenvolver estratégias bem fundamentadas, o que se traduz em vantagem competitiva.
Estratégia data driven
Você já ouviu falar em estratégia data driven ou movida a dados? Qualquer negócio que realiza a extração de dados pode aplicá-la. Estratégia data driven é a gestão quantitativa dos dados. Esse tipo de estratégia está diretamente ligado à Legal Analytics, que é a abordagem qualitativa.
Imagine que uma equipe consegue reunir dados (informações reais e concretas) sobre a produtividade dos advogados do escritório de advocacia. Em uma gestão orientada a dados, é possível aplicar o Legal Analytics para converter essa análise em ações relevantes como as soluções que otimizam a performance dos profissionais.
Em suma, aplicar Legal Analytics em data driven é otimizar a gestão de dados no escritório de advocacia ou departamento jurídico. Os advogados podem ser verdadeiros parceiros de negócio. Para tanto, usam análise preditiva, jurimetria e inteligência artificial.
Business Intelligence na advocacia e Legal Analytics
Existe relação entre Business Intelligence na advocacia (B.I.) e Legal Analytics? Sim, são faces de uma mesma moeda.
Business Intelligence é uma ferramenta de alto valor estratégico, pois coleta, organiza e analisa os dados. Esses dados podem ser cruzados para que os gestores tenham uma visão completa e personalizada do negócio. Aplicar B.I. no mundo jurídico é o Legal Analytics, uma forma de basear a gestão na consistência dos dados.
Alguns softwares jurídicos já trazem funcionalidades de análise inteligente de dados. Elas geram informações automaticamente, realizam o acompanhamento das demandas consultivas e contenciosas, permitem a visualização da produtividade do time, dentre outras tarefas.
A jurimetria é uma ferramenta de Legal Analytics?
Sim. Em um conceito genérico, jurimetria é a aplicação da estatística ao Direito para identificar padrões e tendências e prever comportamentos.
A Associação Brasileira de Jurimetria diz que realizar jurimetria é buscar “dar concretude às normas e instituições, situando no tempo e no espaço os processos, os juízes, as decisões, as sentenças, os tribunais, as partes etc”. É, portanto, considerar o Poder Judiciário uma fonte de dados que o descreve enquanto sistema.
A jurimetria pode ser utilizada, a partir do cruzamento de dados, para análise descritiva e profunda do Direito. Imagine que o magistrado Xis, em um cálculo de horas extras, sempre sentencia de determinada maneira. Ao utilizar a jurimetria, o usuário consegue presumir os possíveis resultados de um processo semelhante, o valor médio a se ganhar ou pagar e as abordagens mais aceitas por Xis.
Precisa analisar os dados públicos? A jurimetria também pode fazer isso. Precisa analisar detalhadamente seus próprios dados jurídicos? Ela também permite traçar um cenário comparativo do seu escritório com concorrentes.
Em suma, utilizar a jurimetria, essa ferramenta de Legal Analytics, é conseguir subsídios valiosos para a atuação de gestores e advogados.
Quais outras ferramentas de Legal Analytics
A aplicação de Legal Analytics não se limita à jurimetria e análise preditiva. Você pode utilizá-la para:
- Pesquisa jurídica: quando é fundamental identificar precedentes ou normas que dão vantagem aos advogados do escritório ou departamento jurídico no tribunal.
- Marketing: quando você precisa entender seu cliente ideal, fazer benchmarking (comparação com concorrentes), e outros pontos.
- Insights de negócios: quando você precisa fazer o monitoramento de KPIs e outras métricas para o crescimento do negócio jurídico.
- Informações eletrônicas: quando você precisa vasculhar documentos de forma automatizada.
Para escolher as ferramentas corretas para essa análise de dados, pense no objetivo. Quais os insights relevantes para determinada ação judicial ou para o escritório? O que você pretende ao utilizar a pesquisa jurídica?
Após definir um objetivo, identifique os dados para monitoramento e escolha um parceiro para oferecer a tecnologia, como um software jurídico. Faça testes com a ferramenta e separe as práticas de maior desempenho. Pronto.
Quais os benefícios de utilizar Legal Analytics?
A principal função do uso de Legal Analytics é viabilizar insights para tomada de decisões. Com a análise qualitativa de dados, é possível:
- Atuar de maneira mais segura em processos judiciais;
- Aprimorar a estratégia jurídica durante os casos;
- Reduzir a margem de erro dos investimentos;
- Dar mais produtividade aos profissionais;
- Conquistar e fidelizar mais clientes.
Em termos de advocacia, o benefício que mais se destaca é otimizar resultados em ações judiciais. A partir de documentos judiciais e registros de tribunais, o advogado consegue obter dados úteis sobre litigantes, juízes, advogados da parte contrária, objeto da causa e tribunais.
Ao analisar essas informações, pode-se concluir se o caso é vantajoso do ponto de vista financeiro ou se há grande risco de perda. É melhor fazer um acordo ou prosseguir pela via judicial? O Legal Analytics traz as respostas a essas perguntas por meio da análise preditiva e da jurimetria. Não à toa, é uma das tendências jurídicas que vêm se consolidando nos últimos anos.
O Legal Analytics proporciona ao gestor ter uma estratégia orientada a dados. A análise qualitativa traz insights poderosos para a gestão e também para a atuação dos advogados. Ela pode ser ainda mais precisa quando se tem um sistema jurídico em nuvem que armazena e centraliza todas as informações.
Veja por que esse sistema jurídico em nuvem é essencial para um escritório digital!