Como e por que fazer o monitoramento de marcas na sua empresa?

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O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, ficando entre os 10 primeiros colocados no ranking mundial, ao lado até mesmo da China e dos Estados Unidos. Criatividade, inovação e coragem são algumas das características de nossa população que move e faz crescer a economia. E, como nem tudo se cria e muito se copia, a classe empreendedora precisa ficar atenta às marcas que envolvem os seus produtos. Por isso, a importância de se fazer o monitoramento de marcas.

Para ilustrar, imagine, por exemplo, que você tenha criado um produto com especificações detalhadas e inovadoras, procedeu com o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para reservar todos os direitos que envolvem a sua criação e, em pouco tempo, outra empresa copie o seu projeto, mudando apenas algumas especificações. Com o monitoramento de marcas, você será alertado sobre essas ocorrências.

Essa situação é bastante comum no mundo dos negócios — e o pior: faz com que surjam concorrentes a todo tempo e com o preço mais competitivo ao consumidor final, já que não precisaram investir com o que você já gastou criando o produto e a sua marca.

Para se preparar para este cenário e evitar prejuízos, continue a leitura. A seguir, saiba mais sobre por que fazer o monitoramento de marcas na sua empresa e como executar essa rotina. A seguir, explicaremos mais sobre a importância e a melhor maneira de realizar este tipo de acompanhamento.

O que é monitoramento de marcas?

Em 2020, houve um incremento de quase 20% no número de pedidos de registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para micro e pequenas empresas.

De fato, aumenta gradativamente a conscientização de empreendedores sobre a importância de se fazer o registro de marca no país. Entretanto, apesar disso, é comum que reste a dúvida: o que fazer após o processo de registro?

A resposta é, justamente, o monitoramento de marcas. Este monitoramento refere-se a consultas regulares ao INPI (manualmente ou por meio de ferramenta de monitoramento), de modo a permitir a identificação o mais ágil possível de solicitações de pedidos e registros de marcas colidentes com a sua.

É importante saber que, no início de todo o processo de registro, o INPI faz a publicação do pedido e abre um prazo para que quem, eventualmente, se sentir prejudicado pela marca requisitada realize oposição ao processo de registro. Nesta situação, o Instituto também faz a publicação da oposição e o titular solicitante da nova marca terá um período de até 60 dias para dar a sua resposta.

Com essa conceituação, desfaz-se um engano comum sobre o que é monitoramento de marcas junto ao INPI: muitas pessoas imaginam tratar-se de monitoramento com fins de marketing, para acompanhar a menção à marca nas redes sociais, em sites, etc. Como vimos, o monitoramento realizado na base do INPI está associado a pedidos de registro de novas marcas, especialmente as colidentes.

Por que fazer o monitoramento de marcas?

Com o monitoramento de marcas, você pode acompanhar os registros de tudo o que cerca o seu negócio, podendo recorrer e tomar as providências necessárias para cuidar e zelar pela sua propriedade e direitos obtidos por meio do seu registro.

Pense, por exemplo, no que acontece quando se faz um investimento imobiliário. Após comprar um imóvel ou um título, você irá acompanhar as condições e a manutenção do local, monitorar o mercado para conhecer a sua concorrência e fazer uma precificação ideal, verificar os rendimentos, etc. Quando você registra a sua marca, também está fazendo um investimento que deve ser gerenciado de perto para protegê-lo e para que tenha o desempenho esperado.

Este monitoramento também será importante para:

  • Fazer a gestão global de sua marca;
  • Controlar prazos junto ao INPI e evitar perder a sua marca;
  • Checar problemas como os de colidência;
  • Acompanhar o surgimento de marcas semelhantes e que possam representar concorrência direta ou indireta para o negócio;
  • Certificar-se de que não ocorrem violações em sua marca no território nacional;
  • Evitar batalhas judiciais caras e morosas que podem resultar, até mesmo, na perda da sua marca;
  • Fazer uma análise regular do seu portfólio de marcas.

Como fazer o monitoramento de marcas?

Agora que você já sabe mais sobre o que é e a importância do monitoramento de marcas junto ao INPI, pode estar se questionando: como fazer esse acompanhamento? Preciso de um profissional especializado para fazer esta tarefa?

A resposta pode ser mais simples do que você esperaria. Afinal, as maravilhas da tecnologia estão aí para serem aplicadas ao seu negócio — e isso inclui o trabalho de monitoramento de marcas.

Você não precisa gastar mais horas ou dias analisando relatórios de colidências ou manter um funcionário exclusivamente para fazer esse acompanhamento.

Já há no mercado sistemas especializados no monitoramento de marcas. O Siga Sua Marca, da Alkasoft, por exemplo, faz isso por você.

O serviço consiste essencialmente em obter e analisar os dados publicados semanalmente na RPI (Revista da Propriedade Intelectual), informando as partes interessadas a respeito de despachos em seus processos ou sobre pedidos conflitantes com os seus.

Assim, ao receberem as notificações em tempo hábil, os usuários do Siga Sua Marca podem tomar as medidas cabíveis previstas na lei para defender sua marca.

Como funciona o Siga Sua Marca?

Esta ferramenta de monitoramento é muito eficiente e prática. Ela conta com funcionalidades e recursos muito úteis, incluindo, é claro, o monitoramento de marcas, além de palavras-chave e despachos publicados na RPI. Também fornece a possibilidade de se realizar pesquisas 24 horas por dia na sua base de mais de 2 milhões de marcas cadastradas.

A seguir, descubra mais sobre os diferenciais do Siga Sua Marca:

Monitoramento de colidências

Garantir a unicidade da sua marca será fácil com essa ferramenta. Ela irá emitir notificação a respeito de marcas colidentes por meio do serviço de monitoramento de marcas, com relatórios exclusivos gerados a partir de publicações oficiais do INPI.

Monitoramento de marcas

Consiste no monitoramento constante da RPI de Marcas do INPI, com o intuito de detectar pedidos e registros de marcas colidentes com a marca que está sendo monitorada.

Todos os termos que compõem o nome da marca são levados em consideração, utilizando-se técnicas e algoritmos do estado da arte capazes de encontrar e priorizar semelhanças de acordo com a sua relevância.

Dessa forma, ao detectar colidências com a marca monitorada, uma notificação é enviada ao usuário (por e-mail ou SMS) alertando-o a respeito.

Monitoramento de palavras-chave

Semelhante ao monitoramento de marcas, serve para detectar pedidos e registros de marcas colidentes com a palavra-chave que está sendo monitorada por você.

O diferencial deste serviço é que ele permite monitorar colidências a partir de termos quaisquer. É útil quando diversas marcas de um mesmo titular possuem um termo ou radical semelhante, ou quando é preciso monitorar uma “ideia” de marca a fim de avaliar a sua originalidade e potencial de registro.

Monitoramento de processos

Refere-se ao monitoramento constante dos despachos publicados na RPI de Marcas relativos ao processo que está sendo monitorado.

Uma notificação é enviada ao usuário (por e-mail ou mensagem SMS) alertando-o sempre que um novo despacho referente àquele processo for publicado.

Pesquisa na base de marcas

Nossa base de marcas possui mais de 2 milhões de marcas cadastradas. Um poderoso motor de pesquisa com reconhecimento fonético fica disponível 24 horas para execução de consultas, sem qualquer custo adicional aos usuários de nossos serviços.

Na pesquisa avançada, além de filtros de pesquisa — tais como termos da marca, número do processo, titular, procurador, situação, etc.—, é possível especificar o grau de exatidão a ser aplicado para pesquisas aproximadas.

E então, ficou mais claro como fazer o monitoramento de marcas na sua empresa e qual é a importância dessa prática? Se você ficou interessado em contar com as funcionalidades e diferenciais da ferramenta de monitoramento da Alkasoft, conheça mais sobre o Siga Sua Marca e solicite uma demonstração dessa solução.

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Izabel Lima
Izabel Lima
10 meses atrás

Prezados, boa tarde.

Gostaríamos de um orçamento para acompanhamento de em média 100 processos. Podem nos encaminhar, por gentileza?

Obrigada,

Izabel Lima
(11) 99208-7938