Realizar a gestão de uma marca não é uma função de um cargo específico. É preciso que exista uma integração consistente de todos os setores da empresa para que o acompanhamento da marca seja efetivo. Dentre as categorias de funções, as que envolvem monitorar marca podem ser as mais complexas operacionalmente, sem o suporte ideal.
De acordo com dados do INPI, entre outubro de 2017 e setembro de 2018, havia mais de 200 mil marcas aguardando análise de registro. Nesse cenário, no qual milhares de empresas enfrentam um longo processo, a função de monitorar sua marca se torna extremamente necessária.
Seja durante ou após a conclusão do registro, o monitoramento pode oferecer vantagens na performance da própria gestão de marca.
Neste artigo, saiba mais sobre alguns dos principais motivos que fazem com que monitorar marca no mercado ganhe cada vez mais importância. Acompanhe a seguir.
1. O processo de registro pode ser otimizado
Uma das grandes buscas das empresas em processos operacionais está na diminuição do erro humano. Ao monitorar marca no mercado, a empresa não apenas tem maior controle de datas de publicação e requisitos, como também tem a oportunidade de otimizar seus processos.
Quando o ato de monitorar a marca é auxiliado por ferramentas que coletam e organizam informações relevantes, processos são agilizados e se tornam mais precisos. Com o processo podendo ser otimizado, o encaminhamento dos pedidos de futuras marcas da empresa ganha agilidade. Por consequência, os demais aspectos da gestão de marca se beneficiam, permitindo que a companhia atue no mercado de forma mais assertiva.
2. Plágios e usos indevidos podem ser evitados ao monitorar marcas
Com o grande volume de marcas sendo registradas a cada ano no INPI, a possibilidade de marcas colidirem é grande. Ao monitorar a marca no mercado, essas colidências podem ser detectadas antes de representar problemas que prejudiquem sua credibilidade.
Ao investir em tecnologias de monitoramento antes do início do processo de registro de marca, todas as etapas se beneficiam. O ato de pesquisa de nomes e marcas já registradas impede que o processo de seu registro se torne ineficiente. Da mesma forma, a detecção de registros e usos de sua marca fora do padrão podem ser ágeis pós-registro.
3. Monitorar marcas potencializa informações do mercado
Acompanhar o desenvolvimento do mercado é um processo que ocorre em todas as frentes e setores. Juridicamente falando, o trabalho de gestão de marca pode permitir que informações relevantes sejam adicionadas à sua estratégia.
Com o uso de softwares, a empresa pode monitorar marcas de forma célere, personalizada e automatizada. Palavras-chave e filtros disponíveis no sistema tornam possível a emissão de relatórios de acordo com as necessidades da empresa no momento. Isso faz com que a gestão se torne mais ágil e acrescente dados relevantes para os processos operacionais e decisórios.
Estratégias de geração de leads, por exemplo, podem ser facilitadas com funcionalidades como monitoramento e pesquisa de marcas específicas. Afinal, além de monitorar sua marca, é possível se manter informado de quais menções estão sendo feitas em relação a marcas concorrentes ou de parceiros relevantes.
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