Você já parou para pensar em como criar presença digital para se destacar da enorme concorrência na advocacia? Por mais que o Direito seja um ramo conservador, nenhum advogado da atualidade pode deixar o mundo virtual de lado. Afinal, todas as pessoas estão nele, interagindo, comprando e se relacionando.
A presença digital é, assim, fundamental para a prospecção de clientes, pois permite que o profissional seja visto em meio a milhares. Com um bom marketing jurídico, isso é possível, acredite.
Quer saber como criar presença digital? Acompanhe!
O que é a presença digital e qual é a sua importância para advogados?
Presença digital é a forma como o profissional ou a empresa se posiciona no ambiente digital. Isso envolve a interação e a comunicação com outras pessoas, bem como a oferta ou a solicitação de serviços.
Vamos pensar em um exemplo simples de presença digital e decisão de compra. Você é gestor de um escritório de advocacia de Direito da Família. Na mesma região, existem outros 5 escritórios focados no mesmo ramo.
Quando uma pessoa precisa exatamente do serviço que você presta, o primeiro impulso é pedir indicações para conhecidos. Porém, antes de entrar em contato, esse potencial cliente vai à internet procurar alguma informação sobre a indicação.
E se ela não tiver indicação, a busca por profissionais na internet é a primeira ação. Caso você não tenha presença digital, está descartado.
Imaginando um cenário em que todos os 5 escritórios possuem alguma presença digital, como fica a decisão de compra? O potencial cliente buscará pelo profissional que transmite maior autoridade, o que é alcançado com a presença digital.
Por isso, saber como criar presença digital é fundamental para prospectar clientes e criar autoridade no mercado. No entanto, antes de ter uma presença digital própria, você deve saber as limitações do marketing digital para advogados.
Existem limitações legais para o marketing jurídico?
Sim. O advogado deve respeitar algumas limitações para realizar seu marketing jurídico. Elas estão dispostas no Código de Ética e Disciplina da OAB e no Provimento 205/21 do órgão. Juntas, as normas trazem diretrizes e proibições aos advogados na hora de aprender como criar presença digital.
Mas já destacamos que há autorização expressa para o uso das redes sociais como veículo de publicidade. Conheça a seguir algumas limitações na hora de usar as redes sociais:
- Não usar interações nas redes como consultas: a advocacia é um serviço personalizado e prestado de forma individual que deve ser remunerado preferencialmente (art. 33, I, do Código de Ética e Disciplina da OAB);
- Tenha cuidado com a divulgação das credenciais: mesmo que você seja especialista em contabilidade ou consultoria financeira, não é possível divulgar a advocacia em conjunto com outra atividade;
- Não falar em preços ao fazer marketing jurídico: a precificação pública pode causar problemas e passa uma impressão de amadorismo;
- Não prometer resultados: a advocacia é uma atividade de meio, e não de fim, não sendo possível garantir ganho de causas;
- Faça publicidade discreta, moderada e sempre informativa: os posts não podem ter teor comercial.
Sabendo das limitações do marketing digital para advogados, é hora de aprender como criar presença digital na advocacia.
Como criar presença digital na advocacia?
Antes de pensar em como criar presença digital na advocacia, o profissional precisa entender alguns pontos básicos do marketing digital.
Em primeiro lugar, é preciso determinar para quem você fala. Quem é sua persona, um perfil de cliente ideal? Dentro do seu público-alvo, existem pessoas mais suscetíveis a contratar seus serviços. Você deve conhecer, principalmente, quais as dores e os interesses dela.
Soma-se a isso a ideia de sempre fazer conteúdo relevante. Mais do que uma presença digital em todos os canais, você precisa de qualidade. Tudo que você fala ou compartilha deve ser relevante para sua persona.
Além disso, você deve buscar conhecimento a todo o instante sobre o marketing jurídico para atuar dentro das regras. Dessa maneira, seu trabalho não será interrompido por alguma ação antiética ou ilegal.
A partir desses conceitos, e obedecendo às limitações, é possível traçar boas estratégias de marketing jurídico para se destacar perante a concorrência.
Veja 4 recursos para aprender como criar presença digital na advocacia.
Tenha um website com blog
Um website é seu cartão de visitas no ambiente digital. Quando alguém procura por um serviço advocatício nas páginas de busca, o escritório poderá ser encontrado com facilidade. O site também traz a estrutura do escritório, o currículo dos sócios e demais profissionais, bem como outras informações relevantes.
O blog cumpre o papel educativo, no aspecto do público, mas é um dos responsáveis por converter visitantes em clientes. Se você mantém um blog com postagens frequentes sobre assuntos de Direito, o potencial cliente poderá se informar por lá.
De maneira bem simplificada, podemos dizer que, aos poucos, esse conteúdo, além de ajudar na construção da autoridade, auxilia no fortalecimento da sua marca. Por fim, o cliente terá segurança em contratar seus serviços, pois você demonstra conhecimento acessível por meio do blog.
Para que esse conteúdo atinja o máximo de pessoas, é interessante compartilhá-lo nas redes sociais.
Marque presença de qualidade nas redes sociais
Além de atrair tráfego para o website, por meio do compartilhamento de conteúdo, as redes sociais são essenciais para uma presença digital própria. Facebook, Instagram e LinkedIn são as redes mais comuns, mas nada impede que você tenha um bom canal no YouTube também.
O foco aqui deve ser a qualidade, e não a quantidade. É melhor você ter uma boa presença apenas no Instagram, por exemplo, e postar conteúdos relevantes e com boa frequência, ao invés de ter várias redes mal alimentadas.
Com constância e conteúdo de qualidade, você pode aumentar a consciência de marca e ter mais visitantes no site.
Envie uma newsletter a seus clientes periodicamente
No seu blog, a equipe de marketing digital se utiliza das landing pages para coletar dados relevantes dos visitantes. Seguindo a LGPD, claro! Esses visitantes, normalmente, trocam seus dados por um material rico, como e-book sobre um tema de seu interesse.
E o que fazer com esses dados? Enviar uma newsletter aos usuários que se inscreverem. Esse compilado pode trazer um resumo das principais publicações do blog ou conteúdos exclusivos. Em geral, a newsletter segue uma determinada frequência (semanal, mensal etc.) e é enviada por e-mail.
Grave podcasts
Por fim, o último recurso relevante para criar presença digital são os podcasts. Os conteúdos de áudio cresceram muito nos últimos anos e fazem sucesso nas plataformas de streaming.
Se você possui desenvoltura para ter um programa do gênero, vale o investimento.
Construir presença digital é fortalecer sua marca, dar visibilidade ao seu serviço advocatício e se tornar referência. Por isso, adote os recursos que a internet disponibiliza para fazer um bom marketing jurídico.
A propósito, a internet também tornou possível o advento dos escritórios digitais. Veja como ser um escritório de advocacia digital!