fbpx

A modernização dos cartórios é pauta constante da mídia, da sociedade e dos gestores dessas instituições. As demandas dos brasileiros sofreram mudanças que impactaram nos serviços contratados nas mais diversas esferas. Ainda, novidades tecnológicas modificam cada vez mais rapidamente os mais diversos tipos de negócios. Nesse contexto, surgem as tendências para cartórios, que prometem modificar a rotina e o trabalho dessas instituições.

Pensando nisso, a seguir, conheça algumas das principais tendências para cartórios em 2019. Acompanhe!

1. Segurança da informação é uma das maiores tendências para cartórios

Recentes escândalos de vazamentos de dados deixaram as pessoas ainda mais preocupadas com a segurança e a confiabilidade das informações que compartilham com as instituições.

Por isso, para 2019, uma das maiores tendências para cartórios será a da segurança da informação. Essa tendência é impulsionada ainda mais pela Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, que demanda adequações para as empresas com prazo que finda em 2020.

2. Aperfeiçoamento de pessoal

Vivemos na Era da Hipercompetitividade – e isso não abrange apenas as grandes corporações, instituições como os cartórios também fazem parte desse cenário.

A partir disso, o serviço oferecido passa a ser visto como uma espécie de commodity, sem valor agregado mais evidente para o público. Com isso, o capital humano das instituições é que passa a ser fundamental para gerar diferenciação e valor.

Sendo assim, outra das importantes tendências para cartórios em 2019 será um maior aperfeiçoamento das equipes. Técnicas de gestão, de atendimento ao público, metodologias de administração do tempo e domínio de outros idiomas estão entre as demandas.

3. Automação de processos

O incremento na produtividade e a redução de custos operacionais são objetivos comuns de qualquer instituição – e isso não é diferente com os cartórios.

Nesse contexto, a automação de processos é uma das tendências para cartórios que promete favorecer tais resultados. O volume de atividades manuais e repetitivas nesses ambientes é bastante expressivo, assim como a exigência em termos de precisão e agilidade. Sendo assim, automatizar tarefas operacionais é um caminho para deixar o cartório mais custo-eficiente.

4. Armazenamento em nuvem

Recurso já bastante empregado no segmento corporativo, o armazenamento em nuvem promete ser uma das tendências para cartórios em 2019, sobretudo no que diz respeito ao backup de arquivos.

Esse serviço é eficiente e seguro, principalmente em situações nas quais ocorram erros no sistema que possam comprometer os dados, ou mesmo levar à sua perda.

5. Desmaterialização de documentos

Relacionada à tendência anterior, a desmaterialização de documentos promete modificar a rotina dos cartórios. O fato é que, cada vez mais, demandas e tarefas do dia a dia passam a ocorrer no ambiente digital.

Nesse contexto, a desmaterialização de documentos – isso é, a confecção de um documento eletrônico feito a partir de outro físico com fé pública – mostra grande potencial. Além de ser algo prático para a rotina moderna, essa iniciativa ainda ajuda o cartório e seu público a serem mais ambientalmente corretos e sustentáveis.

6. Blockchain

O blockchain pode ser compreendido como uma tecnologia que objetiva a descentralização de transações comerciais, como medida de segurança. Ele é composto de bases de registros e dados distribuídos e compartilhados, que apresentam a função de gerar um índice global para todas as movimentações que acontecem em determinado mercado. Assim, o blockchain opera como uma espécie de “livro-razão”, de modo público e compartilhado.

Os dados, aqui, são gravados em diversos computadores ao redor do mundo, de modo que as tentativas indevidas de mudança são substancialmente dificultadas. Com isso, a proteção dos dados e a segurança da informação passam a ser favorecidos.

Embora algumas pessoas tenham receio de que o blockchain possa substituir os cartórios, isso não deve ocorrer. Na verdade, há expectativas de que essa inovação disruptiva seja incorporada à realidade dos cartórios, ajudando na modernização dessas instituições, gerando mais transparência, dificultando tentativas de fraudes e possibilitando mais agilidade, confiança e segurança na operação.

O que você achou dessas tendências para cartórios em 2019? Pretende implementar alguma em seu cartório? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!

2 respostas
  1. Alex
    Alex says:

    Creio que uma outra tendência fundamental também seja a Inteligência Artificial.
    Como podemos melhorar ainda mais nossos serviços, com mais agilidade, menos erros, com maior produtividade?
    Creio que através da IA podemos avançar muito.

    Responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *