Escritório de advocacia: dados seguros no trabalho remoto

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Atualmente, a maior parte das empresas está adotando o trabalho remoto por necessidade. O home office é novidade para algumas, mas mesmo aquelas que já adotavam esse modelo de trabalho devem se adaptar para tirar o melhor da situação. Uma adaptação fundamental diz respeito às medidas que mantêm a segurança de dados. Em um escritório digital de advocacia, isso é fundamental, pois existem muitos dados sigilosos de clientes.

Mostramos, a seguir, como o sistema em nuvem do escritório digital consegue manter a segurança de dados para o trabalho remoto.

A segurança de dados no trabalho remoto

O trabalho remoto é caracterizado pela ausência do profissional na empresa ou escritório. Suas atividades são realizadas à distância. No momento, os colaboradores estão todos em casa, sem a estrutura que o estabelecimento oferece. Quando o trabalho ocorre na empresa, os riscos para a segurança de dados são minimizados, pois a infraestrutura de TI está preparada para isso. 

Mas em um exclusivo escritório digital, como é o caso do trabalho remoto atualmente, os riscos são extensos e variados. Eles dizem respeito ao armazenamento de senha para login rápido, sessões intermináveis em programas e aplicativos confidenciais, ausência de antivírus ou firewall. E o que dizer da adequação à LGPD? A manipulação de informações no trabalho remoto também deve seguir a lei, que entrará em vigor em 2021.

Mesmo diante de orientação sobre práticas de segurança, os riscos não diminuem. Por isso, para manter os dados do escritório seguros, os gestores devem pensar em medidas efetivas. Fazer um bom controle de acesso e backup de arquivos é crucial – e tudo isso é feito por um bom sistema em nuvem.

O sistema em nuvem e suas vantagens

Para minimizar os riscos à segurança de dados em seu escritório digital de advocacia, é preciso implementar medidas eficazes. Criar políticas e procedimentos de trabalho remoto é interessante, assim como capacitar os funcionários, manter os aplicativos atualizados e oferecer ferramentas eficientes e seguras. 

O uso de um sistema em nuvem é uma medida recomendável, pois apresenta muitas vantagens. E não estamos falando somente de um armazenamento de dados seguro. De fato, um sistema jurídico em nuvem é muito conhecido por sua capacidade de expansão conforme demanda. Também é adotado para trazer mobilidade, pois basta conexão à internet para ter acesso ao software, independentemente de onde se esteja.

Quando se fala de trabalho remoto, o uso do sistema em nuvem traz segurança aos dados do escritório. Ele possibilita aos profissionais atuarem em conformidade com as políticas internas e com os padrões de TI do escritório. Veja como a seguir.

Controle de acesso

Um software jurídico em nuvem oferece segurança aos dados ao realizar controle de acesso. Ele consegue estabelecer níveis para que o colaborador acesse somente determinados dados. Informações sigilosas e sensíveis só devem ser acessadas pelos envolvidos diretos no processo. 

Esse controle também pode se dar com a criação de usuários exclusivos para cada profissional. Isso evita o compartilhamento de senhas e permite o acesso simultâneo, bem como a restrição de permissões de acesso.

Backup

Outro ponto fundamental do sistema em nuvem é a realização de backup. Além de ser hospedado em uma infraestrutura moderna, que garante segurança digital e física para os dados, as cópias de segurança (backups) são feitas constantemente, em questão de minutos. Em um trabalho remoto, isso é muito importante, pois pode ocorrer de algum usuário excluir um arquivo sem intenção.

Esses dados atualizados são mantidos por algum tempo, permitindo a recuperação do registro.

Criptografia

Por fim, na hora de compartilhar informações sigilosas, é preciso manter os dados seguros para evitar sequestro das informações e vazamento de dados. A criptografia é uma forma de proteger os dados no trabalho remoto.

Ela funciona de forma simples: somente emissor e receptor recebem e decifram a informação com uma “chave” (semelhante a uma senha). Se o receptor utilizar uma “chave” incompatível, não conseguirá acesso à informação.

Um sistema em nuvem utiliza a criptografia de diversas maneiras, conferindo ainda mais segurança ao trabalho remoto. 

O home office é uma necessidade atual, mas deve se tornar uma realidade nos próximos anos. Em seu escritório digital, a segurança de dados em qualquer modalidade de trabalho deve ser prioridade. Por isso, escolha um bom sistema em nuvem para proteger suas informações.

Quer saber mais sobre a criptografia? Veja no blog!

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