advogado home office

Durante a pandemia do novo coronavírus, os escritórios de advocacia se viram diante de uma grande desafio: tornar-se um advogado home office. Havia um temor de que o trabalho remoto prejudicasse o fluxo de atividades e o contato com clientes. Mas a necessidade do distanciamento físico trouxe mudanças e boas surpresas quanto a essas questões.

Gestores jurídicos perceberam que a rotina de trabalho nos escritórios se manteve produtiva durante a pandemia. Houve uma enorme e eficiente adaptação ao momento delicado em que vivemos: o advogado online funcionou.

Mas como se manter produtivo nesse período como advogado home office? Veja nossas dicas baseadas em exemplos de sucesso!

Organize-se como advogado home office

O primeiro ponto que um advogado home office deve ter em mente para se manter produtivo é a organização. Ela abrange a organização do espaço de escritório remoto e da rotina de trabalho. É uma prática fundamental para garantir a atuação eficiente do profissional, mesmo em casa.

Quanto à organização do espaço, não é preciso ter um escritório completo. O interessante é reservar um espaço somente seu, com materiais e ferramentas necessários. A atenção à ergonomia é importante, para que não haja lesões decorrentes do trabalho. Com conforto e sem distração, o advogado home office consegue manter seu foco.

A rotina de trabalho é uma questão mais sensível, principalmente se o profissional convive com outras pessoas. A chance de interrupção cresce, motivo pelo qual a primeira medida é informar a todos que você possui um trabalho a ser feito.

Além disso, é preciso estabelecer horários de trabalho e pausas, como se estivesse indo ao escritório. Seja começando mais cedo ou trabalhando até mais tarde, o ritmo é definido por você, desde que execute todo o necessário e em conjunto com a equipe.

Não se esqueça de entrar em um acordo com colegas de trabalho e clientes para facilitar a comunicação.

Faça reuniões on-line com clientes

Uma preocupação grande que os escritórios tiveram no início da pandemia era a manutenção de um bom atendimento ao cliente. Para não negligenciar esse ponto e se manter produtivo, o advogado digital realiza reuniões on-line.

Existem ótimas ferramentas de videoconferência, pagas e gratuitas, que auxiliam o profissional a atender seus clientes com qualidade – Zoom e Google Meet são dois bons exemplos. As soluções são úteis, permitem espelhar a tela do computador, auxiliando a compreensão do cliente sobre suas dúvidas.

Quem pretende ser um advogado on-line sabe que tais soluções são imprescindíveis.

Utilize seus canais de comunicação digital

Além das ferramentas de videoconferência, um advogado home office produtivo usa canais de comunicação digital com os colegas e clientes. O WhatsApp é uma ferramenta rápida e amplamente conhecida. Mas existem outras boas opções, como o Slack, que também é uma solução de comunicação exclusiva para trabalho. 

A utilização de ferramentas de compartilhamento e colaboração também são fundamentais para garantir a produtividade. Dentre elas, se destacam as aplicações em nuvem, como Google Drive e Dropbox, e o Trello, aplicativo de organização de tarefas baseado em técnicas de gestão de projetos. 

Adote um sistema online em nuvem

Por fim, outra característica do advogado home office que mantém sua produtividade é a otimização da rotina e das tarefas. Isso é permitido com a adoção de um sistema on-line em nuvem, como os softwares jurídicos

As melhores opções do mercado oferecem aos gestores muita integração com sua equipe, mesmo de casa. É possível delegar e fazer a gestão de tarefas, por exemplo. Mas essa ferramenta é útil inclusive para advogados autônomos, vale destacar.

O software jurídico é voltado para a atividade de advocacia, motivo pelo qual pensa em funcionalidades que incluem histórico de clientes, prazos, processos e consultas, gestão financeira e muito mais.

Para o advogado home office, o sistema permite acesso ao ambiente de trabalho de qualquer lugar. Isso significa que ele conseguirá manter sua rotina mesmo em casa, cumprindo adequadamente suas tarefas. Além de conferir produtividade, o software é um aliado da organização de um advogado digital.

A pandemia trouxe muitas novidades para o mundo jurídico, inclusive a necessidade de ser um advogado home office. O receio do gestor de não contar com uma rotina produtiva é normal. Porém, com práticas simples, os profissionais conseguem atender às expectativas sem muito esforço.

Qual outra prática eficiente um advogado on-line pode adotar? Conte para a gente sua experiência em home office!

advogado home office
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.