As marcas já existem há bastante tempo. No antigo Egito, por exemplo, os manufatureiros de tijolos colocavam seus símbolos nas peças para identificá-las. De lá para cá, naturalmente, a importância, as finalidades e o valor das marcas mudaram. E, para protegê-las, e ajudar as empresas a obterem maior retorno financeiro com elas, surgiu a marca registrada.
Mas, afinal, como ter uma marca registrada pode ser algo benéfico para o seu negócio e contribuir para a saúde da empresa? Continue a leitura para compreender mais sobre essa relação.
Marca x marca registrada: qual é a diferença?
Embora, por vezes, esses termos possam ser utilizados como sinônimos, é importante saber o que, de fato, eles denominam para, então, entender como extrair valor e benefícios a partir da gestão de sua marca.
O que é marca?
De acordo com definição dada pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial –, marca é todo o sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifique e distinga produtos e serviços, além de certificar a conformidade desses com determinadas normas ou especificações técnicas.
Desse modo, a marca é uma representação de sua empresa, produtos ou serviços para o mercado. Ou seja, é algo que ajuda a diferenciá-los da concorrência e a criar uma relação com seu público de interesse.
O que é marca registrada?
Dada tamanha importância da marca, torna-se fundamental garantir proteção jurídica para ela e para seu uso – e isso só é possível com o registro da marca.
Dessa maneira, o registro é um título fornecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e que permite, por meio dessa formalização, que a empresa tenha assegurada a exclusividade na utilização da marca.
Isso é essencial para evitar que a mesma marca seja utilizada por outra companhia com a mesma atividade econômica, ou que “clonagens” ou imitações se estabeleçam no mercado.
Ainda, o registro atua como uma espécie de investimento na própria empresa, como veremos a seguir.
Por tudo isso, é importante ter em mente que registrar uma marca não é apenas um processo burocrático, ou que representa mais despesas para a empresa. Na verdade, é uma ação estratégica, um investimento no futuro e no sucesso da organização, gerando benefícios no curto e no longo prazo.
4 formas da marca registrada influenciar na saúde da sua empresa
Há muitas maneiras pelas quais o registro de marca pode contribuir positivamente para a saúde dos negócios. Algumas dessas formas incluem:
1. A marca registrada torna-se parte do patrimônio da empresa
Hoje em dia, pode-se dizer que é comum, em determinados contextos, empresas que têm bens intangíveis em valores superiores a de seus bens tangíveis.
Por exemplo, pode ocorrer de a marca valer mais do que a estrutura física da sede do negócio. Por isso, a marca registrada passa a fazer parte do patrimônio das organizações, elevando o seu valor de mercado, elemento essencial para garantir a saúde do negócio no longo prazo.
2. A marca registrada é um ativo que gera dividendos para a organização
Quando uma marca começa a se diferenciar, ser reconhecida, conquistar adeptos, defensores e a preferência do público, como vimos, o seu valor se eleva no mercado.
Por isso, há casos nos quais a marca torna-se um dos principais ativos da empresa. Por exemplo, a Coca-Cola, hoje, vale mais por sua marca do que por outros de seus ativos fixos.
De fato, em um estudo, constatou-se que a marca dessa empresa representava até dez vezes mais do que a soma de todos os seus ativos tangíveis.
Na prática, em um mercado hipercompetitivo como o atual e, muitas vezes, comoditizado – no qual o cliente encontra opções semelhantes de produtos e serviços em praticamente qualquer segmento – ter a marca como um ativo é algo valioso para gerar diferenciação e impactos positivos na saúde da organização.
3. A marca registrada é indispensável para o seu negócio escalar e conquistar investimentos
Ao se fazer o registro e a gestão de marca, essa deve passar, também, a ser contabilizada pelas empresas, junto a seus bens tangíveis, elevando o valor percebido perante os investidores, em situações nas quais a organização esteja, por exemplo, no mercado de ações.
Ainda, para processos de compra e vendas de empresas, o valor da marca registrada é um dos critérios que serão avaliados e que ajudam a determinar o preço do negócio.
E há, também, os famosos royalties. Ao registrar sua marca, sempre que alguém quiser utilizá-la, seu detentor será pago por isso. Essa situação ocorre frequentemente no segmento de franquias: os interessados pagam uma taxa ao detentor da marca para atuar como franqueados e poder utilizar sua marca, processos, produtos e serviços no negócio.
Portanto, o registro de marca permitirá que a sua operação escale no mercado e que você possa expandir seu negócio com segurança, garantindo a saúde da empresa.
4. A marca registrada qualifica suas ações de marketing e vendas
Nenhuma empresa existe sem os seus clientes. E, para captá-los e fidelizá-los, ter uma marca registrada será crucial. Afinal, a marca registrada é percebida como um sinal de credibilidade, seriedade e profissionalização de uma empresa. Isso fornece mais confiança para que o cliente adquira os seus produtos e serviços.
Ainda, atua como um argumento de vendas e um fator que valoriza as suas ações comerciais e de marketing e os seus resultados.
Como o Siga sua Marca pode ajudar no momento de registro da sua marca?
O Siga sua Marca é o sistema especializado da Alkasoft para registro de marcas. Por meio dele, automatizam-se ações importantes para agilizar e facilitar todo o processo de registro e verificação de colidências.
Dessa forma, ele auxilia no momento de registro de várias maneiras, incluindo:
Otimização do tempo e redução da burocracia para fazer o registro de marca
Antes mesmo de começar a encaminhar o processo, é indicado consultar os registros que estão em andamento junto ao INPI. Fazer isso manualmente, entretanto, é algo bastante moroso.
O Siga Sua Marca facilita e agiliza isso. Com ele e seus filtros inteligentes, torna-se rápido fazer as consultas e evitar problemas que atrasem a obtenção do registro.
Acompanhamento do pedido de registro
O Siga Sua Marca permite monitorar constantemente os despachos publicados na RPI de Marcas (Revista de Propriedade Intelectual de Marcas) que dizem respeito ao seu processo de registro. Ele envia notificações (por e-mail ou SMS) toda a vez que algum despacho for publicado, tornando muito mais simples a gestão desse processo.
Monitoramento de colidências com o seu registro de marca
O Siga Sua Marca ajudará a evitar redundâncias e colidências – isto é, pedidos que possam apresentar conflito com o seu registro. Com o sistema, é fácil analisar e monitorar os dados da RPI de forma automatizada.
Com isso, todos os termos que compõem o nome da sua marca são considerados nesse monitoramento, inclusive, variações na grafia e na ordem dos termos, trazendo mais assertividade, segurança e controle não apenas no momento de registro como, também, na gestão contínua de sua marca.
A sua marca já é registrada? Que tal iniciar sua formalização de modo prático e fácil? Para isso, conheça o Siga Sua Marca da Alkasoft e comece já o processo de registro da marca de sua empresa.