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Publicidade na advocacia: o que a OAB permite?

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O ramo da advocacia é um dos mais concorridos no Brasil. De acordo com dados da OAB, mais de 1,3 milhão de advogados estão atuando atualmente, sem contar que o curso de Direito é o maior do Brasil, com mais de 830 mil alunos.

Em um mercado tão concorrido como o da advocacia, investir em publicidade é essencial para o advogado ou o escritório que busca inovar na advocacia e se diferenciar da concorrência.

Mas o que a OAB tem a dizer sobre a publicidade na advocacia?

O que o provimento 205/2021 diz sobre a publicidade na advocacia?

Durante muito tempo a publicidade direta com objetivo de realizar a captação de clientes foi estritamente proibida pelo Código de Ética da OAB, o que mudou completamente com o Provimento 205/2021.

Acompanhando a necessidade que os profissionais da área estavam enfrentando desde o início da pandemia, em 2020, o Provimento 205/2021 não apenas reconheceu como também permitiu o marketing jurídico, como destaca logo o primeiro artigo do provimento.

Apesar de ainda existirem algumas limitações, diversas novas possibilidades de publicidade na advocacia surgiram, como abordaremos na sequência, mas, antes, precisamos entender alguns conceitos que o provimento trouxe.

Publicidade passiva x publicidade ativa

O Provimento 205/2021 traz a definição de alguns termos como “marketing de conteúdos jurídicos” e “publicidade de conteúdos jurídicos”, mas o que chama mesmo a atenção é a definição de “publicidade passiva” e “publicidade ativa”.

Embora esses termos não sejam utilizados no mundo do marketing, eles são importantes para a OAB para diferenciar a publicidade que é feita para um público que está procurando pela informação que o advogado está veiculando (publicidade passiva) e a publicidade que alcança um público que não está procurando diretamente por essas informações (publicidade ativa). Caso você já tenha algum conhecimento de marketing digital, já deve ter percebido que os conceitos são bem parecidos com os conceitos de tráfego orgânico e tráfego pago. Na prática é isso mesmo.  

Entender isso é extremamente importante porque, nos provimentos antigos, mesmo ações comuns de divulgação, como outdoors ou anúncios na TV e no rádio, eram proibidas. Agora, não apenas é possível investir em ferramentas de tráfego pago, como o próprio Provimento 205/2021 ainda conta com um anexo permitindo a utilização do Google Ads para adquirir palavras-chave nas pesquisas do Google.

Por que investir em publicidade na advocacia?

Como dissemos anteriormente, a permissão do marketing jurídico pela OAB veio num momento onde era extremamente necessário que advogados pudessem investir em publicidade na advocacia uma vez que, com a pandemia de Covid-19, a maioria das estratégias utilizadas pelos advogados se tornaram inviáveis. Ir para o mundo digital se tornou uma necessidade para todos os escritórios de advocacia que precisavam conquistar novos clientes.

Mas, além de ser apenas uma alternativa num momento de crise, a publicidade na advocacia pode trazer diversas vantagens para os advogados. Listamos algumas delas abaixo:

  • Maior visibilidade para o escritório: a primeira grande vantagem do investimento em publicidade na advocacia é a visibilidade que a produção e divulgação de conteúdos jurídicos nas redes sociais ou no blog traz para o seu escritório. Como diz o ditado, “quem não é visto não é lembrado”, e para que os seus serviços sejam os escolhidos por um cliente, no momento em que ele precisar de um advogado, é preciso que o seu trabalho esteja em evidência e que as pessoas já possam se comunicar facilmente contigo, mesmo enquanto ainda não estão no momento de contratar um advogado. Portanto, investir em publicidade é garantir que o seu escritório e os seus serviços estão sendo vistos pelas outras pessoas.
  • Construção de autoridade no meio digital: assim como acontece com o doutor Dráuzio Varella na área da medicina, conhecido hoje como uma referência no Brasil quando o assunto é saúde, quando um advogado decide compartilhar sua expertise e sua experiência na sua área de atuação com pessoas leigas no assunto, ele conquista, aos poucos, autoridade, gerando mais confiança no seu trabalho e fazendo com que o seu público se sinta confortável em procurar pelos seus serviços. Portanto, investir em publicidade na advocacia é também uma forma de construir autoridade para ser visto como uma referência.
  • Geração de novos negócios jurídicos: a partir do momento em que um escritório começa a ganhar visibilidade e a construir autoridade no meio digital, é inevitável que novos clientes comecem a chegar, gerando novos negócios e oportunidades para o advogado, além de garantir o faturamento do escritório.
  • Fidelização de clientes: não é só pelos novos clientes que o investimento em publicidade na advocacia vale a pena, investir em manter sempre ativos os seus canais de comunicação com seu público também melhora o seu relacionamento com clientes antigos ou atuais, que terão sempre acesso às informações que você publica, bem como cada nova conquista do seu escritório.

Como fazer publicidade na advocacia de acordo com o Código de Ética da OAB, então?

Se, depois disso tudo, você está convencido de que quer começar a investir em publicidade na advocacia também, confira algumas dicas nossas para iniciar sem medo de infringir o Código de Ética da OAB.

Entenda o que as pessoas estão buscando

A primeira coisa que é importante entendermos quando o assunto é publicidade ou marketing digital, é que não adianta falarmos do que ninguém quer ouvir. 

Seja para a criação de conteúdos para geração de tráfego orgânico, seja para o investimento em tráfego pago, é essencial, antes de qualquer outra coisa, saber o que as pessoas estão buscando. De nada adianta você escrever um conteúdo perfeito sobre guarda compartilhada, por exemplo, se ninguém está procurando por isso.

A forma mais rápida e fácil de saber o que as pessoas estão procurando é simplesmente procurar no Google por uma palavra-chave relacionada à sua área de atuação e visualizar as perguntas que estão sendo feitas pelos usuários. Por ser um tanto limitado e não conseguirmos ter muita noção de quantas pessoas estão buscando por esses assuntos, recomendamos a utilização de alguma outra ferramenta de palavras-chaves, como o Keyword Planner, disponível dentro do Google Ads, ou outras ferramentas, gratuitas ou pagas, como o Ubersuggest e SEMRush.

Produza conteúdos informativos e de qualidade

A partir do momento em que você já identificou o que as pessoas estão buscando no Google, está na hora de colocar a mão na massa e começar a produção de conteúdos que irão responder às suas dúvidas.

Mas, antes de focarmos no conteúdo em si, é importante também entender que os resultados da estratégia de marketing de conteúdo dependem da constância, portanto se organize para encaixar a produção de conteúdo na rotina do seu escritório e escolha as redes sociais em que vai trabalhar de acordo com as suas possibilidades de tempo e investimento. Gestão do tempo na advocacia é uma prática de fundamental importância. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo porque as chances de isso dar certo são extremamente baixas.

Agora sim sobre conteúdo, lembre-se de que você é o especialista no assunto abordado, mas o seu leitor provavelmente não. Utilize uma linguagem simples e de fácil compreensão para o público leigo, responda às questões que surgem com base na lei, mas sem exagerar no juridiquês para não correr o risco de ter seu conteúdo compreendido apenas por outros profissionais do Direito.

Se o seu conteúdo estiver sendo produzido para ser publicado nas redes sociais, utilize imagens que tenham relação com o tema abordado e que deixem evidente logo de cara o que estará sendo comunicado no texto. Você pode procurar por essas imagens em bancos de imagens gratuitos como Pexels ou Pixabay, além de utilizar layouts prontos do Canva.com para garantir que o seu post está dentro dos padrões de qualidade da rede onde será publicado.

Na hora de criar os seus títulos, busque por algo simples e com relação com o que as pessoas estão buscando, afinal de contas é justamente por conta disso que ele foi escrito, não é mesmo?

Seja ativo nas redes sociais

Como não é segredo pra ninguém, as redes sociais, principalmente o Instagram, são hoje ferramentas perfeitas para a publicidade, na advocacia não é diferente.

Mantenha o perfil do seu escritório sempre ativo com publicações constantes, o que irá proporcionar uma aproximação maior entre o advogado e os clientes, além de aumentar a credibilidade do escritório, afinal de contas o perfil de um escritório ativo transmite muito mais segurança do que um perfil que quase não publica nada e pouco interage com o público.

Além de ser fundamental nesse processo de construção de autoridade, as redes sociais também facilitam o contato e a comunicação com potenciais clientes, uma vez que é muito mais confortável ir ao escritório após já estar decidido pela contratação dos serviços e utilizar as redes sociais antes, para tirar dúvidas e se decidir pela contratação.

Invista em campanhas no Google Ads

Ainda que o marketing de conteúdo, como abordamos até aqui, seja essencial e que todo escritório precise desse investimento para construir sua autoridade, esse processo pode demorar até começar a dar resultados, por isso é válido investir em outras estratégias, afinal, se agora está permitido, por que não utilizar ferramentas de tráfego pago como o Google Ads?

Caso ainda não tenha familiaridade com a ferramenta, ela basicamente possibilita que você compre determinada palavra-chave, dessa forma, quando uma pessoa pesquisar por “advogado previdenciário no Rio de Janeiro”, por exemplo, o anúncio que aparecerá no topo dos resultados da pesquisa será o seu, ou de quem estiver pagando para aparecer nessa busca.

Talvez você esteja se perguntando nesse momento quanto custa comprar uma palavra-chave, e a resposta infelizmente não trará nenhum número. O preço de cada palavra-chave varia muito de acordo com o volume de buscas e do número de pessoas interessadas em adquirir essa mesma palavra-chave no Google Ads. Assim como o custo da palavra-chave depende de muitos fatores, os resultados que serão obtidos na campanha também não são tão fáceis de prever e vão depender muito da qualidade dos seus anúncios e do número de pessoas que clicarem nele, portanto é essencial escolher com cuidado as palavras-chave em que vai investir, se certificando de que elas fazem sentido para a estratégia do seu escritório e de que elas vão atingir o público-alvo que você almeja e no momento de compra certo.

Apesar de o Google Ads ser uma ferramenta complicada de ser dominada, ela pode trazer resultados muito bons, desde que utilizada da forma correta. Se você deseja se aprofundar mais no assunto, não deixe de conferir esse conteúdo sobre Google Ads para advogados.

Com essas dicas você já está pronto para mergulhar no mundo do marketing jurídico e começar a investir em publicidade na advocacia também. Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário que será um prazer conversar contigo.


Este conteúdo foi produzido em parceria com a 3MIND, a maior agência de Marketing Jurídico do Brasil, que conta com uma equipe composta por experts em Marketing Digital nas mais inúmeras formações, de Advogados a Publicitários.

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