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Home Blog Estratégias de marketing jurídico para atrair mais clientes

Estratégias de marketing jurídico para atrair mais clientes

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  • Advocacia
  • 11/03/2021

Se você está em busca de aumentar o número de clientes do escritório de advocacia ou de construir autoridade no seu mercado, o marketing jurídico pode ser seu maior aliado. Até hoje, há muitos profissionais que acreditam que esse é um gasto desnecessário, quando na verdade é um grande investimento no negócio.

Confira a seguir a importância do marketing para advogados e as principais estratégias para colocar em prática!

A importância do marketing para advogados

O objetivo do marketing, qualquer que seja o segmento econômico em que é aplicado, é inicialmente dar visibilidade a um negócio ou pessoa. Afinal, “quem não é visto não é lembrado”. 

Aumentar clientes para advogados é uma prática possível no marketing jurídico, porque o público de interesse passa a conhecer o profissional. Mas boas estratégias também têm outro objetivo, como fidelizar clientes, reposicionar a marca no mercado, dentre outras.

Veja a seguir a importância do marketing para advogados:

  • Melhorar o relacionamento com atuais clientes: uma boa estratégia de marketing também investe na relação com a cliente, aproximando a marca do escritório ao público de interesse e o fidelizando;

  • Maior competitividade no mercado: trabalhar estrategicamente a imagem do escritório com o marketing faz com que seu negócio se destaque perante a concorrência;

  • Prospectar mais clientes: com um marketing jurídico estratégico, é possível alcançar mais pessoas, o que aumenta as chances de fechar mais negócios.

Com o crescimento de receita a partir da prospecção e fidelização de clientes, o negócio passa a ter mais poder de fogo para investir e se destacar no mercado. 

No entanto, é preciso ter atenção às limitações legais do marketing jurídico.

Limitações legais do marketing jurídico

O Código de Ética e Disciplina da OAB traz normas importantes que devem ser observadas pelo advogado ao realizar marketing jurídico. A primeira delas é anunciar os serviços profissionais com moderação e discrição, com finalidade exclusivamente informativa. O serviço deve ser anunciado sozinho, sem associação a outra atividade.

O documento também impõe outras proibições, como publicidade em eventos estranhos à área jurídica, oferta de serviços por mensagens de celular, anúncio em catálogos profissionais ou empresariais, dentre outras.

Já o Provimento 94/2000 da OAB traz outra regra, que preconiza que o marketing jurídico deve somente levar ao conhecimento do público dados verdadeiros e objetivos sobre os serviços advocatícios.

Estratégias de marketing jurídico

Dentro dos limites do marketing para advogados, é possível realizar bastante coisa para aumentar a cartela de clientes.

Antes de mais nada, é preciso fixar as metas do marketing jurídico, definir a persona (perfil semifictício do cliente), escolher os canais e mapear as ações. 

Você deve, também, delimitar sua área de atuação (o negócio e o marketing devem ter um foco), direcionar as estratégias à atividade principal do seu escritório, ter um site otimizado (é sua vitrine), e não descuidar da aparência pessoal e do seu negócio.

E quais são as melhores estratégias de marketing jurídico atualmente? De maneira bem direta, o marketing digital e o marketing de conteúdo!

Marketing digital

O marketing digital é a principal ferramenta de marketing atualmente, porque o mundo inteiro está conectado à internet. Em relação ao marketing para advogados, é possível fazer um controle de informações da estratégia a partir de integrações com sistemas jurídicos, onde todos os dados ficam concentrados em um só local.

Isso tornará suas decisões de marketing mais simples!

O principal foco desse marketing é atuar nas redes sociais, no blog e no site, sempre respeitando a ideia central de cada mídia. 

No Facebook, você pode ter textos maiores associados à imagem, divulgar conteúdos do blog e coletar avaliações para sua página profissional. No Instagram, uma imagem atraente é fundamental, e dicas práticas e curtas são muito bem-vindas. Já no LinkedIn, a postura é 100% profissional e séria.

Você pode distribuir conteúdo do blog, criar conteúdos exclusivos para a rede e compartilhar conhecimento, conquistas e prêmios. É ótimo para networking!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo está contido no marketing digital, porque se manifesta essencialmente nas redes e no blog. Seu foco é oferecer um conteúdo de qualidade para o público de interesse, de modo a construir autoridade e captar clientes de forma natural.

Vamos a um exemplo simples. Seu escritório é focado em Direito Trabalhista. Com a recente reforma, seu público-alvo possui muitas dúvidas sobre as novas regras. Fazer blogposts abordando as principais dúvidas será visto como uma medida importante para ele, certo?

Seu escritório passa a ser visto como referência de conteúdo (e atuação) de qualidade.

Para que o marketing jurídico de conteúdo dê certo, é preciso ser relevante. Leve ao público somente informações úteis, importantes e relevantes. Adote uma linguagem simples, próxima a ele e publique com periodicidade.

Se você ainda não adota o marketing jurídico para atrair mais clientes, está perdendo uma grande oportunidade de melhorar os resultados do seu negócio.

Confira como fazer um marketing para advogados conforme as regras da OAB!

marketing-juridico

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