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A preocupação das empresas com a proteção de sua marca é indicada pelo crescimento do número de registros no país. Em 2018, o número de concessões e indeferimentos de marcas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) alcançou um crescimento de 88% em relação ao ano anterior. Entre os processos de registro de marca, são mais de 88.640 decisões.

Esse é um procedimento essencial para o reconhecimento da marca e de sua gestão de negócios. Afinal, realizar o registro de marca é garantir a segurança de seu uso e sua associação aos produtos e serviços da empresa, criando diferenciações e valor de mercado.

Por isso, a seguir, vamos compartilhar 5 dicas importantes para que você possa ter um processo eficiente do registro de marca. Acompanhe.

1. Realize uma pesquisa antes do registro de marca

A pesquisa do INPI, embora não seja obrigatória, pode ser importante para as modificações necessárias para a marca. Processos que exigiriam ser revistos podem ser prevenidos com uma pesquisa preliminar antes de entrar com o registro de marca em si.

Com o grande número já citado de processos de registro de marca analisados todo o ano, é preciso agilidade. Por isso, existem tecnologias que podem facilitar e até mesmo automatizar essa pesquisa. Isso se torna útil especialmente se sua empresa tem muitos processos de registro de marca para serem acompanhados e gerenciados.

2. Não confunda a classe de produto ou serviço durante o registro de marca

Muitos processos de registro de marca acabam sendo deferidos por incompatibilidades e incongruências, ocasionadas pela empresa em seu pedido. Para evitar esse problema, no momento de registrar sua marca, tenha atenção à classificação do produto ou serviço associado à marca.

A classificação será responsável por proteger a marca dentro de uma área de atuação. Além disso, ela impede que outra pessoa ou empresa cadastre uma marca semelhante na classificação correta.

3. Certifique-se de que a documentação necessária está em dia

O registro de marca passa por uma etapa de conferência da documentação, exigida para que se dê entrada no processo. Os documentos necessários para o registro de marca são:

  • Cópia da inscrição de Empresário Individual (MEI, ME, Firma Individual) ou Contrato Social.
  • CNPJ/MF (ou RG, CPF e comprovante de endereço para profissionais liberais).
  • Comprovantes da atividade exercida pela pessoa ou empresa.
  • Logotipo da marca, caso exista.
  • Relação dos produtos e serviços a serem protegidos.

4. Fique atento aos prazos e obstáculos do processo de registro de marca

Pedidos que entrem em conflito com a solicitação realizada de registro de marca podem ocorrer. Além disso, existem prazos a serem cumpridos nas etapas do processo. Por isso, é importante que se tenha um monitoramento do registro em si.

É comum que empresas e pessoas não tenham o costume de acompanhar constantemente o processo de registro. A tarefa pode se tornar ainda mais complexa para empresas que contam com múltiplas marcas sendo tramitadas no processo de registro de marca. Comunicações oficiais dos processos estabelecem prazos que, se perdidos, podem gerar atrasos nos processos de registro.

5. Utilize a tecnologia como aliada 

Para um monitoramento mais eficiente, existem softwares, como o Siga Sua Marca, que podem realizar a automatização de diversas etapas do processo. Trata-se de uma solução integrada, que acompanha dados da RPI (Revista de Propriedade Intelectual) para oferecer notificações personalizadas por SMS ou e-mail.

Ela pode ajudar na pesquisa prévia, no monitoramento de eventuais colidências, para o acompanhamento dos trâmites do processo de registro, entre outras ações importantes para uma gestão segura e eficiente de suas marcas.

Gostaria de saber como tornar o processo de registro de marca mais ágil e eficiente? Você ainda tem dúvidas sobre como é feito o acompanhamento no Siga Sua Marca? Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Até a próxima!

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