Encontrar nomes para empresas parece ser algo simples, mas não é. Isso porque, muitas vezes, os empresários escolhem um nome que parece ser o ideal e, a partir disso, já começam a elaborar uma identidade visual, criar site e perfis em redes sociais. No entanto, esquecem de algo muito importante: checar junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) se realmente será possível registrar o nome pretendido.
No entanto, fazer essa pesquisa nem sempre é fácil. Afinal, são dezenas de pedidos de registros solicitados todos os dias. Por isso, é preciso que haja um monitoramento constante por meio de palavras-chave – só assim é possível evitar colidências e, consequentemente, transtornos durante o processo de registro.
Como a tecnologia ajuda na escolha de nomes para empresas
Conforme comentamos antes, não é raro encontrar empreendedores que se dedicam a uma ideia, investem todo o seu recurso para colocá-la em prática e só então descobrem que não poderão explorar a marca criada porque já existe outra marca igual ou similar.
Diante disso, antes de qualquer coisa, o empresário que está buscando um nome para a sua empresa deve fazer uma pesquisa sobre as marcas já registradas (ou em processo de registro). Com o resultado dessa busca é possível descartar os nomes de empresas que já existem e ter uma facilidade maior de encontrar um que seja assertivo, ou seja, que tenha mais chances de ser aprovado pelo INPI.
A boa notícia para quem vai fazer essa busca é que a tecnologia pode ser a solução para evitar todos esses inconvenientes. Atualmente, já existem softwares capazes de fazer o monitoramento por palavras-chave, por exemplo.
Dessa maneira, se a sua rotina envolve pesquisar nomes para diversas empresas no site do INPI e garantir que não existem colidências em relação a marcas já registradas, esse software pode tornar o seu dia a dia muito mais prático, eficiente e livre de erros.
Afinal de contas, se por alguma desatenção você deixar passar algo relevante, as consequências – depois de já ter entrado com o pedido de registro – podem ser bastante incômodas e difíceis de serem contornadas. Já com um software especializado no monitoramento de marcas por meio de palavras-chave, tudo fica mais simples.
Monitore palavras-chave com o Siga Sua Marca
O Siga Sua Marca é um software, desenvolvido pela Alkasoft, que extrai e analisa os dados publicados semanalmente na Revista de Propriedade Intelectual (RPI). Com ele, você pode fazer o monitoramento de palavras-chave, que serve para detectar pedidos e registros de marcas colidentes com a palavra-chave que está sendo monitorada.
O diferencial desse serviço – e que pode trazer muitos ganhos aos empresários que buscam nomes para empresas – é que ele permite monitorar colidências a partir de quaisquer termos, Além disso, qualquer colidência encontrada é imediatamente notificada por e-mail ou SMS aos usuários.
Ou seja, é bastante útil quando o seu objetivo é monitorar uma marca em potencial que ainda não foi publicada na Revista de Propriedade Intelectual (RPI).
O software tem ainda diversas outras funcionalidades, como o Monitoramento de Marcas, que consiste no monitoramento constante da RPI de Marcas, no intuito de detectar colidências.
Há também a funcionalidade de Monitoramento de Processos. Em relação ao registro de marcas, é muito útil para evitar que você perca qualquer movimentação ou prazo e, assim, atrase o processo.
Por fim, ao implementar o Siga Sua Marca na sua rotina, você também pode fazer pesquisas na base de marcas. São mais de 2 milhões de marcas cadastradas, disponíveis 24h por dia para consulta. Essa base pode, inclusive, servir de inspiração para que você encontre nomes para empresas a partir de termos similares e da exclusão de marcas que já foram registradas e estão na sua lista de opções.
Se o seu trabalho envolve o constante monitoramento e registro de marcas, o Siga Sua Marca é a solução que você procura para tornar suas rotinas de trabalhos mais produtivas e assertivas!
Para saber mais sobre o Siga Sua Marca, solicite uma demonstração ou entre em contato conosco!