A marca é a identidade de uma organização. Por isso, o registro de marcas é um ponto essencial para uma companhia, já que ele garante a identificação e a exclusividade dos serviços e/ou produtos oferecidos por aquela empresa. Uma empresa que está na fase de registro de marcas, por exemplo, precisa fazer uma consulta ao registro de marcas e o acompanhamento do pedido de registro.
A consulta ao registro de marcas é necessária para qualquer empresa que está se lançando ao mercado, já que inúmeros empreendimentos surgem a cada dia. Daí a necessidade da contratação de profissionais especializados e ferramentas tecnológicas que sirvam de apoio para a consulta ao processo. Através desses recursos será possível ter sucesso na obtenção do registro da marca e, após isso, no monitoramento desse pedido.
Por que a consulta ao registro de marcas é uma necessidade tão atual?
Com um suporte profissional, como o oferecido pela Alkasoft, é possível receber informações da marca e um monitoramento semanal do mercado. Esses dados, atualizados de forma constante, manterão você atualizado e informado sobre qualquer irregularidade envolvendo o registro de marcas.
Com profissionais especializados e o uso de meios tecnológicos, o seu escritório conseguirá evitar alguns erros que poderiam ser cometidos caso você buscasse providenciar a documentação de forma manual.
Para impedir que esses problemas ocorram e apoiar os escritórios especializados na gestão de marcas, a Alkasoft criou o software Siga Sua Marca. Essa solução analisa os dados publicados semanalmente na RPI (Revista de Propriedade Industrial) e leva aos interessados na gestão de uma marca as informações relevantes relacionadas a ela.
Depois de vencida a fase da obtenção do registro da marca, é necessário manter o seu monitoramento. Isso porque o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) publica, semanalmente, decisões na RPI, e podem surgir novas marcas que possam enfraquecer a do seu cliente.
Com o software Siga Sua Marca esse monitoramento é feito de forma automatizada. Assim, entende-se que a marca dos seus clientes – mesmo após o registro ter sido concluído – precisa de investimento para que a manutenção do registro seja feita.
Confira as principais vantagens do processo de consulta ao registro de marcas
Por tudo que comentamos, a consulta ao registro de marcas é de extrema importância porque permite o mapeamento desse processo e identifica qualquer alteração que precise de uma ação do seu escritório. Além disso, ela ajuda a fiscalizar e monitorar os processos dos concorrentes dos seus clientes.
Veja quais são as vantagens de atuar com a consulta registro de marcas:
- Transparência;
- Controle;
- Produtividade;
- Agilidade;
- Eficiência;
- Segurança.
A importância da consulta ao registro de marcas para todo o processo
O Siga Sua Marca torna o acompanhamento dos processos de registro de marcas uma atividade prática e segura.
Isso acontece porque o monitoramento dos processos do Siga Sua Marca acompanha os despachos divulgados na RPI de marcas. Com isso, o seu escritório não perderá nenhuma alteração que possa ocorrer em relação ao processo que está sendo monitorado. Se o sistema da Alkasoft identificar alguma alteração, essa mudança é comunicada ao usuário cadastrado no sistema via e-mail ou SMS.
Com o produto da Alkasoft, a consulta ao registro de marca acontece de forma muito simples. É possível buscar todas as marcas e processos de um determinado cliente e então selecionar os processos que o seu escritório deseja monitorar. São apenas alguns cliques e pronto! O sistema passa a consultar, semanalmente, a RPI e a informar todos os processos que tiveram algum despacho.
“O diferencial do sistema que monitora os processos é que, além de concentrar em um só lugar todos os processos sendo monitorados, o que facilita a organização do escritório, também é bastante confiável e seguro. Além disso, o cliente tem a comodidade de receber um resumo dos despachos da semana no seu celular (via SMS) e por e-mail”, explica Fernando Maurilio Bento, gerente executivo da Alkasoft.
Para auxiliar também nas questões de prazos nos processos de registro de marcas é que foi desenvolvido o software Siga Sua Marca, que automatiza o monitoramento desses processos.
Lembrando que um despacho perdido pode se tornar um grande problema para quem quer registrar uma marca e, principalmente, para escritórios que são incumbidos dessa tarefa. Além de ser um processo longo, o registro de marcas pode ser encerrado se, por exemplo, uma marca não conseguir ser efetivada após a sua aprovação pelo INPI.
“Imagine você que, após dois anos esperando uma avaliação do INPI sobre o pedido de registro de uma marca, a aprovação ocorre e você tem um prazo para realizar a formalização do registro, mas acaba perdendo esse prazo porque não ficou sabendo da aprovação. Imagine agora que outro escritório, mais organizado que o seu, esteja acompanhando a marca do seu cliente e veja que o prazo de formalização do registro foi perdido. Esse escritório solicita o registro da mesma marca, mas para um concorrente do seu cliente. Certamente o seu escritório e a empresa que ele representa saíram perdendo”, finaliza Fernando Maurilio Bento.
Quer acertar no registro de marcas, eliminar o risco de perder prazos e fazer a consulta registro de marcas de forma rápida e segura? Então conheça mais sobre o software Siga Sua Marca acessando a página do produto.
E se você se interessa por conteúdos relacionados com o registro de marcas, confira outros textos sobre esse assunto em nosso blog. Você também poderá conferir conteúdos relevantes para escritórios de advocacia na nossa página de materiais e, no caso de surgir alguma dúvida sobre o Siga Sua Marca, basta entrar em contato conosco.